

O 1º Congresso Internacional de Medicina Dentária Integrativa é a grande novidade do 4º Congresso! Serão dois dias de transmissão de conhecimentos, aprendizagens e técnicas da área da medicina dentária, que contará com prestigiados oradores de renome nacional e internacional.
Onde?
Super Bock Arena,
Porto, PT
Quando?
1 e 2 de Dez 2023
Contactos
geral@spm-integrativa.pt
Oradores de renome mundial
Prof. Dr. Carlos Alberto Monson
Position: Odontologia
Categories: Congresso Dentistry 2023
Abstract
Neurociências Aplicadas à Saúde Oral e Sistêmica na Perspectiva da Saúde Baseada em Evidências
CV RESUMIDO
– Bacharel em Odontologia, Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo / FOUSP. Cirurgião-dentista especialista em Odontologia Hospitalar pelo CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA DO BRASIL.
– Pós Graduado em Psicobiologia, área de concentração em Medicina Comportamental / Escola Paulista de Medicina / Universidade Federal de São Paulo / UNIFESP.
– Psicanalista-Didata Néo-Kleiniano.
– Licenciado em Hipnose Aplicada à Odontologia pelo Conselho Federal de Odontologia do Brasil.
– Magistério em Microbiologia e Imunologia Aplicadas à Odontologia no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo ICB/USP.
– Mestrado em Microbiologia pelo ICB/USP.
– Professor Responsável pelas disciplinas Imunologia do Comportamento / Psico-Neuro-Imuno-Endocrinologia / A Experiência Humana da Somatização ; Medicina Comportamental Baseada em Evidências da Unidade Medicina Comportamental (CEMCO) Dep. Psicobiologia/EPM/UNIFESP.
– PhD em Saúde Baseada em Evidências (SBE). Departamento de Medicina Interna e Terapêutica da Escola Paulista de Medicina EPM/UNIFESP e COCHRANE SKIN GROUP / CSG Nottingham University Reino Unido.
– Pesquisador Clínico COCHRANE COLLABORATION / Nottingham University /United Kingdom. Professor Titular Pós-Graduação Modular em Medicina Baseada em Evidências / Faculdade IPEMED de Ciências Médicas / AFYA EDUCACIONAL / BRASIL.
– Membro Núcleo de Coordenação Centro de Evidências e Neurociências Aplicadas à Odontologia da Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas / Sucursal Ipiranga CENAO /APCD IPIRANGA.
– Membro Núcleo de Coordenação Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde Oral e Sistêmica – GEPSOS/UNIFESP.
– Co-Autor do livro TERAPIAS COMPLEMENTARES PARA O PACIENTE CRÔNICO NA PERSPECTIVA DA SAÚDE BASEADA EM EVIDÊNCIAS.
Dra. Monica Reiko Okuhara
Tema
Por quê é tão importante estudar neurociências na Odontologia?
CV RESUMIDO
Graduada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (1991), Mestra (2021) e atualmente Doutoranda em Saúde Baseada em Evidências(UNIFESP), Especialização em Ortodontia pela Universidade Cruzeiro do Sul (2008), Especialização em Medicina Comportamental pela Universidade Federal de São Paulo (2016), Habilitada em Laserteparia pela Associação Paulista de Cirurgiões-dentistas (2013). Atualmente é Assistente de Pesquisa do SOSBE – Serviço de Saúde Oral e Sistêmica – Departamento de Dermatologia da Escola Paulista de Medicina(UNIFESP). Coordenadora do Grupo de Estudos de Hipnose na Odontologia (GEHO/SOSBE).
Dra. Ivana Wildner
Position: Odontologia
Categories: Congresso Dentistry 2023
Abstract
Reorganização neurofuncional através de bio-ativadores: Como instaurar um equilíbrio sistêmico global a partir da boca?
1. Princípios da utilização de Ativadores plurifuncionais
O bio-ativador é um dispositivo funcional removível que, através de uma guia de reposicionamento dentária e graças à sua elasticidade, reequilibra as funções alteradas da boca, transmitindo aos dentes os estímulos necessários para uma colocação equilibrada das arcadas.
Esta abordagem terapêutica inovadora, é baseada em técnicas funcionais e utiliza os ativadores como ferramenta terapêutica, que usados de uma maneira específica e consciente, consiste numa “auto terapia”. Damos a oportunidade ao paciente de ser responsável e participar ativamente, de forma voluntária e autônoma, no restabelecimento das funções principais: respiração, deglutição e mastigação. (1) Através desta reabilitação é instaurado um maior equilíbrio estrutural visível no posicionamento dos dentes e dos maxilares como consequência do funcionamento ótimo dos sistemas escultores primários: as funções neurovegetativas orofaríngeas. (2)
O processo terapêutico utilizado tem como base princípios da Medicina Antroposófica e mediante a estimulação de novas vias nervosas periféricas coloca em funcionamento um novo processo fisiológico que potencia as possibilidades sistêmicas de cura do próprio indivíduo. Esta ortopedia funcional integrativa é uma ferramenta eficaz e abrangente a pacientes de todas as idades.
2. Campo de ação terapêutico dos Bio-Ativadores:
A estrutura dos activadores plurifuncionais foi estudada, graças à sua forma e consistência, com o objetivo de reeducar, reabilitar e otimizar as funções neurovegetativas orofaríngeas. A equação resultante do equilíbrio destas forças cíclicas é uma enorme melhoria do funcionamento sistêmico global do paciente:
– Instaurar uma correta respiração nasal: estimulando e dilatando as vias aéreas superiores conseguimos uma otimização do sistema respiratório e melhoria de quadros repetidos de problemas otorrinolaringológicos (alergias, sinusites, rinites, otite, amígdalas, adenóides, etc). (3)
– Reabilitação funcional do sono e dos distúrbios respiratórios: roncopatia e apneia obstrutiva do sono. (4)
– Reabilitar a correta posição lingual e postural: estimulando a língua ao spot nasopalatino, reabilitando o ato de deglutir e a cadeia neuro-mio-fascial anterior. (5)
– Promover o equilíbrio da ATM, dor de cabeça, enxaquecas, cervicalgia e outros problemas relacionados com a disfunção da articulação temporo-mandibular.
– Relaxamento da musculatura orofacial e minimização das causas e consequências do bruxismo.
– Restauram o equilíbrio da oclusão, posição dos dentes e mandíbula. (6)
– Através dos exercícios neuroplasticidade ajuda os pacientes a terem mudanças profundas em si mesmos: consciência corporal e a percepção do “Eu”. As alterações ou disfunções destas funções vitais (respiração, deglutição e mastigação) ou a sua correção afetam o paciente a todos os níveis: físico, orgânico, psíquico, emocional e comportamental. As Funções Neurovegetativas dependem do cérebro e do complexo sistema nervoso pelo que estão diretamente relacionadas com os estados de ânimo.
CV Resumido
– UPV/EHU Universidad del País Vasco, Euskal Herriko Unibertsitatea. Grado en Odontología.
– XIII Congreso Nacional de la Sociedad Española de Cirugía Bucal (SECIB). Palacio de Congresos y de la Música Euskalduna Jauregia Bilbao.
– Seminario de formación continuada en Patología Oral, Periodoncia y Dolor Orofacial. Tratamiento de la Hipersensibilidad dentinaria en el tratamiento periodontal. Departamento de Estomatología II.
– Postgrado en Periodoncia: Técnicas actualizadas en el tratamiento de la enfermedad periodontal y su aplicación en la implantología estética. Impartido por Dr. Imanol Lopez Barinagarrementeria. Deusto.
– II Congreso Internacional de Activadores Plurifuncionales en las especialidades odontológicas.(2019) Science-Health Communicator: Orador invitado en Rádio Popular -Bilbo Herri Irratia (2020)
– IV Curso Internacional Anual de Dentosofia y la utilización de ativadores plurifuncionales (2020)
– Formación en Regulación Emocional basada en Mindfulness – Universidad Autónoma de Madrid (2021)
– Biomecânica craneal y relaciones ortodôntico-posturales en la prática com Dr. Alessandro Carrifiello
– VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE ODONTOLOGIA E SAÚDE INTEGRATIVA – Palestrante presencial: Ortodontia bio-funcional.
– Atualmente trabaja en: Centro Médico e Dentário de Faro, e na Clínica da Praia de Olhos de Água Albufeira.
Odontologia
Reorganização neurofuncional através de bio-ativadores: Como instaurar um equilíbrio sistêmico...
Saber maisDr. Godofredo Pignataro Neto
Position: Odontologia
Categories: Congresso Dentistry 2023
CV RESUMIDO
Odontologia
- Cirurgião Dentista – PUCC 1983
- Mestrado e Doutorado em Odontologia na Área de Fisiologia Oral – FOP/UNICAMP (2000; 2004)
- Especialista em: Prótese Dentária; Ortopedia Funcional dos Maxilares; Dor Orofacial e DTM e em Acupuntura
- Professor Universitário (1990 à 1999) – Prótese Fixa/ Fundamentos de Oclusão – FHO/UNIARARAS
- Sócio Fundador da Associação Brasileira Pedro Planas de Reabilitação Neuro-Oclusal
- Presidente do Instituto Brasileiro de Fisiologia Oral
- Terapias Integrativas e Práticas Complementares
- Especialista em Acupuntura – CEATA 1986; FHO UNIARARAS 2012;
- Pós Graduado em Acupuntura-W.F.A.S. (The World Federation of Acupuncture- Moxibustion Societies)-
Pequim 2012 - Kung-fu e Qi Gong
- Meditador Vipassana
- Pós Graduado em Iridologia, Magnetoterapia, Biomagnetismo, Quiropraxia.
- Bioeletrografia
- Especialista em Bioeletrografia EPI/GDV Padrão Korotkov com Certificação Internacional Instituto Koroctovs LAB ́S Russia, Dr. Dmitri Orlov em:
- Nível Básico – “GDV User Certificate”
- Nível Avançado – “GDV User Certificate”
- Nivel Pesquisa Básico – “GDV User Certificate and Research”
- Intrutor Certificado pela Biowell Company – capacitado para realizar treinamentos e fornecer certificação oficial.
- Distribuidor Oficial Biowell no Brasll – Tecnologia Epi/Gdv Padrão Korotkov
Odontologia
Biophysical assesments as feedback for maintaining wellness and integral health
Saber maisDr. Fernando Duarte
Abstract
Laser in Oral Surgery and Implantology – Protocols and Innovations
Alveolar bone and soft tissue remodeling are a normal physiological response
following tooth extraction. The resorption process varies amongst patients and tooth anatomic position and may be affected by several factors such as the presence of infection, previous periodontal disease, the extent of a traumatic injury and the number or the thickness of the bony socket walls. An equilibrium is reached approximately 3 to 4 months post-extraction. The clinical consequences of post-extraction remodeling may affect the outcome of the ensuing therapies aimed at restoring the lost dentition, either by limiting the bone availability for ideal implant placement or by compromising the aesthetic result of the prosthetic restorations. Therefore, effective methods of reducing bone loss, accelerating bone healing, and increasing predictability are actively sought.
Most studies focus on drugs or surgical techniques although other modalities affecting the healing process have been investigated; among which is the use of laser therapy.
The laser wavelength and parameters used are of crucial importance; Nd:YAG
laser (1064nm) has been found to improve healing after extraction in patients with high risk of osteonecrosis. The Er:YAG laser (2940nm) for degranulation has been studied in periodontal and peri-implant treatments. It seems to promote re-osseointegration on contaminated implant surfaces, and improve haemostasis and disinfection.
The Er:YAG laser may be safely used in hard and soft tissues due to its high
absorption in water, resulting in efficient ablation with minimal thermal effect. This feature of the Er:YAG laser also allows very fine control of ablation depth, which makes it highly suitable for fast and safe de-epithelialization of the extraction socket and the surrounding gingiva. This de-epithelialization prevents ingrowth of epithelium into the socket and at the same time, produces an ablated rough surface, which may enhance retention of the
blood clot.
Laser irradiation of bleeding sockets may facilitate immediate clot formation and hemostasis. Different types of lasers have been used successfully in coagulation to prevent the loss of blood clot from extraction sockets in animal studies, resulting in improved alveolar bone preservation. The Bactericidal effect of laser therapy is considered advantageous for postoperative wound healing once lasers are able to create an intra-operative disinfected field that reduces the risk of infection. In addition, Nd:YAG laser exhibits selective absorption in pigments, that may be particularly relevant for extractions performed due to periodontal disease. Moreover, lasers can ablate or inactivate toxic substances, such as bacterial endotoxins (lipopolysaccharide), which may positively influence wound healing of the treated site.
Photobiomodulation (PBM) in post extraction healing is well documented;
accumulated animal and clinical studies reported that PBM laser therapy induced higher concentration of osteogenesis markers and higher bone density.
Dra. Magda Siqueira
Abstract
Ozonioterapia e suas aplicações clínicas na rotina do Médico Dentista
Na prática odontológica, as novas estratégias terapêuticas para tratamento da infecção e inflamação levam em consideração não apenas o poder antimicrobiano das substâncias utilizadas, mas também a influência que esta exerce sobre a resposta imune do paciente e a Ozonioterapia é uma técnica que atende a estas condições. As áreas de atuação da Ozonioterapia na Odontologia são as seguintes:
– Dentística: tratamento da cárie dental – ação antimicrobiana;
- – Periodontia: prevenção e tratamento dos quadros inflamatórios/infecciosos;
- – Endodontia: potencialização da fase de sanificação do sistema de canais radiculares;
- – Cirurgia: auxílio no processo de reparação tecidual;
- – Dor e disfunção de ATM: atividade anti-álgica e antiinflamatória;
- – Necroses dos maxilares: Osteomielite, Osteoradionecrose e necroses induzidas por medicamentos;
- – Uso higiênico e profilático do sistema de água da cadeira odontologica.
CV RESUMIDO
Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Alfenas e é especialista em Dentística
Restauradora e em Endodontia pela Faculdade de Odontologia de Araraquara, FOAr – UNESP.
Dra. Ana Carolina Tralli
Position: Odontologia
Categories: Congresso Dentistry 2023
Abstract
Terapia Neural e os possíveis Campos Interferentes Orais
A Odontologia Neurofocal foi definitivamente incorporada à Terapia Neural, em 1958, pelo médico-dentista alemão Ernest Adler. Dr. Adler evidenciou a conexão de cada dente com seu órgão/víscera.
Dr. Adler curava sistemicamente seus pacientes tratando os campos interferentes bucais; afinal, a boca é do corpo e deve existir uma relação de causa e efeito entre boca e corpo.
Posteriormente ao Dr. Adler, e baseando-se no trabalho do mesmo, o médico alemão Dr. Reinhold Voll; com seus conhecimentos de fisiologia, medicina chinesa, anatomia e engenharia eletrônica, desenvolve um sistema de medição que confirma a relação entre dentes e órgãos. Participam de toda essa pesquisa, que durou décadas, o médico-dentista Dr. Kramer e o engenheiro Dr. Werner.
CV Resumido
– GRADUADA EM ODONTOLOGIA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO 2003
– ESPECIALISTA EM IMPLANTODONTIA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO 2011
– ESTÉTICA E FUNÇÃO NAS REABILITAÇÕES ORAIS SPAZIO EDUCATION 2012
– FORMAÇÃO EM BIOCIBERNÉTICA BUCAL 2003 DR MÁRIO BALDANI/DR AUGUSTO TRALLI
– FORMADA EM TERAPIA NEURAL E ODONTOLOGIA NEUROFOCAL ANDRÉS PERALTA 2012
– FORMAÇÃO DE TERAPEUTA EM AYURVEDA / DHANVANTARI 2012
– CURSO DE MEDICINA PERSONALIZADA POR MEIO DA BIORRESSONÂNCIA/DR LAIR RIBEIRO 2016
– PÓS-GRADUADA EM MEDICINA TRADICIONAL CHINESA 2015-2017
– TREINAMENTO EM ODONTOLOGIA BIOLÓGICA DR LECHNER – MUNIQUE 2016 e 2017
– TREINAMENTO IMPLANTES CERÂMICOS Z-SYSTEMS – FREIBURG 2016
– TREINAMENTO HEALING IS VOLTAGE DR JERRY TENNANT BÁSICO E AVANÇADO – TEXAS 2016 e 2017
– TREINAMENTO HAL HUGGINS PROTOCOL DRA BLANCHE GRUBE – SARASOTA 2017
– TREINAMENTO EM ODONTOLOGIA BIOLÓGICA / IMPLANTES CERÂMICOS DR VOLZ – SUÍÇA 2017
– PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM NUTRIENDOCRINOLOGIA FUNCIONAL DR LAIR RIBEIRO 2016-2017 e PROFESSORA CONVIDADA DESDE 2015
– IAOMT SMART CERTIFIED 2020
– DOUTORANDA EM CAVITAÇÕES OSTEONECRÓTICAS FMUSP/DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA 2023-.
Dra. Victoria Sampson
Position: Dental Surgery
Categories: Congresso Dentistry 2023
Abstract
The Oral Microbiome – What is it and why do we need to manage it?
Learning Objectives:
- – To understand what the oral microbiome is
- – To understand how an imbalanced oral microbiome can cause oral disease
- – To understand how an imbalanced oral microbiome can cause general diseases like heart disease, diabetes, Alzheimer’s, infertility etc
- – To look at the future of dentistry and the use of salivary diagnostics to connect the mouth to the rest of the body
CV Resumido
Dr Victoria Sampson obtained her Bachelor in Dental Surgery from Barts and the London. She is now known for her work in developing salivary diagnostics, microbiome testing and incorporating artificial intelligence into every day care. Her work has been acknowledged worldwide resulting in her becoming a scientific advisor, board member and clinical lead of multiple dental companies globally. She also has a post graduate Diploma in Periodontology in 2022.
Victoria has been at the forefront of change in dentistry, by undertaking research projects in multiple fields of dentistry and taking a special interest in the relationship between the mouth and the body. She has published numerous papers both in the UK and internationally, with her most recent publication in the British Dental Journal being the most cited and viewed article ever published. Most recently, Victoria was shortlisted as one of the most promising young scientists in Europe for the Forbes 30 under 30 in Science and Healthcare 2022 for her efforts and devotion to healthcare. She is the first dentist to ever shortlist for Forbes.
In both 2021 and 2022, Victoria was also recognized for her achievements, as one of the finalists for the award for Best Young Dentist in England by the Private Dentistry Awards as well as winning best Young Dentist Award by the British Endodontic Society. She has also won national prizes from the British Society of Dental Maxillofacial Radiology and the Association of British Academic Oral and Maxillofacial Surgeons for her research. Victoria is one of the co founders of the The Health Society in Mayfair, London; the first multidisciplinary health centre where she practices functional and precision dentistry as well as heading clinical research trials from.
PhD. Dr.ª Karem J Noris-Suárez
Abstract
Senescencia, células madre mesenquimales y las tendencias actuales en estrategias antienvejecimiento
El siglo XXI presenta un importante paradigma para la humanidad, se incrementó la esperanza de vida de los seres humanos y así mismo aumentaron significativamente las enfermedades relacionadas con el
envejecimiento; explicadas de manera simplista, disminución de la proliferación y diferenciación celular con la acumulación de células senescentes (células envejecidas o células “zombie”). La senescencia
originalmente se pensaba que era un artefacto presente en las células en cultivo, sin embargo, hoy en día se sabe que corresponde a un intrincado mecanismo de defensa celular en respuesta al estrés, implicado
en un amplio espectro de procesos biológicos como la remodelación de tejidos, lesiones y cáncer. En general podemos entender este fenómeno como un estado celular altamente complejo y programado con
roles fisiológicos y patológicos diversos y, a veces, conflictivos a lo largo de la vida de un organismo. Por otra parte, en los últimos 25 años surge el uso de la terapia celular regenerativa con células madre mesenquimales, con resultados clínicos importantes, en la mejoría de la sintomatología y reversión de diversas patologías degenerativas. Por los resultados encontrados en el tratamiento de enfermedades como diabetes mellitus, enfermedades cardiovasculares y neurodegenerativas nos permitió entender, que
éstas patologías están estrechamente asociadas a la inflamación tisular no específica. En estudios recientes y buscando entender las bases y potenciales aplicaciones del secretoma de las células madre mesenquimales, se han encontrado evidencias de la relación entre el envejecimi ento inflamatorio
(inflammaging) y el producto de las secreciones de las células del estroma mesenquimatoso envejecidas o senescente en los diversos tejidos. En esta revisión nos hemos propuesto profundizar y entender los
conceptos celulares que están a la base del envejecimiento de las células madre mesenquimales, el secretoma inflamatorio de estas, pero sobre todo, entender como porqué la terapia celular con MSC exógenas funciona en el tratamiento de este envejecimiento inflamatorio y la combinación con otras
herramientas terapéuticas permiten revertir este fenotipo senescente, comprendiendo las estrategias actuales de las terapias antienvejecimiento desde una visión integrativa y de terapia celular.
Bibliografía
– Al-Azab, M., Safi, M., Idiiatullina, E., Al-Shaebi, F., & Zaky, M. Y. (2022). Aging of mesenchymalstem cell: machinery, markers, and strategies of fighting. Cellular & Molecular Biology Letters, 27(1),
1-40.
– Lyamina, S., Baranovskii, D., Kozhevnikova, E., Ivanova, T., Kalish, S., Sadekov, T., … & Govorun, V. (2023). Mesenchymal Stromal Cells as a Driver of Inflammaging. International Journal of Molecular Sciences, 24(7), 6372.
– Paramos-de-Carvalho, D., Jacinto, A., & Saúde, L. (2021). The right time for senescence. Elife, 10,
e72449
CV RESUMIDO
PhD in Research in Biochemistry (Trieste, Italy), Bioanalyst, Central University of Venezuela. Retired Professor Simón Bolívar University, Caracas Venezuela. She is currently founder and CEO of INGECELL, International Consultant in Advanced Therapies in Regenerative Medicine
Biochemistry
Senescencia, células madre mesenquimales y las tendencias actuales en estrategias...
Saber maisDr. Hugo Tsou Ferraz
Abstract
Acupuntura em Medicina Dentária
Dentro de várias áreas médicas, a Medicina Dentária apresenta-se com um conjunto de características próprias, que tornam nos dias de hoje, a intervenção dos seus profissionais mais abrangente e com abordagens distintas e complementares.
O diferente tipo de patologias envolvidas, bem como as possíveis terapêuticas possíveis, numa perspetiva holística, transformam a Medicina Dentária Integrativa numa área cada vez mais pertinente e com uma evolução em grande ascensão.
O desenvolvimento tecnológico que atingimos nos dias de hoje, permite-nos validar muitos dos conhecimentos antigos da Medicina Tradicional Chinesa, em particular da Acupuntura, trazendo-lhes o rigor baseado em evidência científica, que tantas críticas e dúvidas conspirava no passado, no mundo ocidental.
A dor, associada quer à patologia quer ao seu tratamento, a ansiedade e o medo frequentemente verificados nos pacientes antes da consulta, a necessidade de controlo hemorrágico em várias cirurgias, as desordens tempo-mandibulares ou situações de emergência médica, o tratamento de parestesias, são bons exemplos que transformam a prática de medicina dentária num campo excelente para a intervenção complementar da acupuntura.
Nesta apresentação, serão discutidos de forma resumida os princípios neuro-fisiológicos que regulam a utilização da acupuntura no tratamento médico-dentário, numa perspectiva complementar e integrativa, bem como a elaboração e explicação de protocolos clínicos específicos para diferentes patologias.
CV Resumido
– Licenciado em Medicina Dentária pela FMDUP, 1998
– Pós-graduado em Bioética Médica, (IV Mestrado, Faculdade de Medicina UP)
– Pós-graduado em Estética Dental – UIC – Universidade Internacional da Catalunha
– Docente da Universidade Fernando Pessoa (2004-2019)
– Pós-graduado em Medicina Tradicional Chinesa, IPN (2015/19)
– Docente do IPN – Instituto Português de Naturologia, (2017/18)
– Fundador e Diretor do curso “Acupuntura para Médicos Dentistas”
– Aluno de Doutoramento em Acupuntura na Medicina Dentária, FMDUP (2022)
Dr. Lair Ribeiro
Position: Cardiologista
Categories: Congresso Dentistry 2023
Abstract
O poder da vitamina D3 como coadjuvante na manutenção da saúde
Frequentemente, algumas pessoas adoecem, enquanto outras passam décadas sem adquirir nenhuma enfermidade. Você já parou para pensar qual é a diferença que faz a diferença entre os indivíduos que adoecem e os que se mantêm saudáveis?
Não há dúvidas de que a genética interferindo na resiliência do sistema imune constitui um importante diferencial. Mas, é na epigenética que encontramos os fatores que terminam o estado de doença e de saúde, sendo o expossoma – ou seja, exposição ambiental, dieta, comportamento, entre outros fatores – o principal responsável pelas patologias odontológicas, a desnutrição, a toxicidade, as infecções e infestações e o estresse prejudicial.
Em sua apresentação, o Dr. Lair Ribeiro abordará os fatores causais do processo de adoecimento.
CV Resumido
Formado em Medicina há mais de 45 anos, cardiologista, mestre em cardiologia pela PUC-RIO, nutrólogo pela ABRAN e Associação Médica Brasileira, o Dr. Lair Ribeiro morou durante 17 anos nos Estados Unidos, período em que trabalhou em três universidades americanas: Harvard Medical School, Baylor College of Medicine e Thomas Jefferson University. Nesse período, também exerceu os cargos de diretor- médico na Merck Sharp & Dohme e diretor-executivo, alcançando a vice-presidência, na Ciba Corporation, hoje Novartis.
Autor de mais de 100 trabalhos científicos publicados em revistas médicas americanas indexadas, o Dr. Lair Ribeiro também publicou 38 livros, sendo 15 deles best sellers, 26 traduzidos para outros idiomas, hoje disponíveis em mais de 40 países.
Por mais de 20 anos, proferiu palestras em diversas cidades brasileiras, vários países da América do Sul, América Central, América do Norte e Europa. Treinou mais de 4.000 médicos brasileiros na área de Adequação Nutricional e Otimização da Homeostase.
Atualmente, o Dr. Lair Ribeiro é professor de pós-graduação da Uningá – Centro Universitário Ingá, instituição avaliada pelo MEC, em 2017, como o quarto melhor centro universitário do país, o segundo da região Sul e o melhor do Paraná.
Intitulado Adequação Nutricional e Manutenção da Homeostase – Prevenção e Tratamento de Doenças relacionadas à Idade, o curso de pós-graduação lato sensu da Uningá – Centro Universitário Ingá, coordenado e ministrado pelo Dr. Lair Ribeiro, tem 18 meses de duração, 360 horas de sala de aula, 16 provas e uma monografia de conclusão.
- TÍTULO ACADÊMICO1.1Especialista em Cardiologia – Prova de título pelo Conselho Federal de Medicina, em 03 de Outubro de 2013.
2.1 Especialista em Nutrologia – Prova de título pelo Conselho Federal de Medicina, em 03 de Setembro de 2013.
3.1 Curso de Medicina Quântica – Integral de acordo com seus Estatutos, com a Carga Horária de100 Horas. Instituto Brasileiro de Metodologia Quântica (IBMQ- lab) em 08 de Dezembro de 2001.
4.1 Mestre em Ciências Médicas – Cardiologia,pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – 1982.
5.1 Residência em Cardiologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/RJ, Brasil, em 1973.
6.1 Research Fellow in Medicine – Peter Bent Brigham Hospital and Harvard Medical School, Boston (MA), USA, 1976 a 1978.
7.1 Fellow in Cardiology – The Methodist Hospital Baylor College of Medicine, Houston (TX), USA, de 1978 a 1980.
8.1 Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, Estado de Minas Gerais, Brasil, em 1972.
- FORMAÇÃO EXTRACURRICULAR
1.2 NLP Master Certification, NLP Comprehensive Bouler, (CO), USA, 1990.
2.2 Management Development Program, Northeastern University, Boston, MA, USA, 1987.
3.2 NPL Practioner Certification, New York NLP Institute, New York (NY), USA, 1985 a 1986.
- ATIIVIDADES DOCENTES
1.3 Professor e Coordenador do curso de Pós-Graduação lato sensu da Uningá – Centro Universitário Ingá, intitulado Adequação Nutricional e Manutenção da Homeostase – Prevenção e Tratamento de Doenças relacionadas à Idade.
2.3 Director Clinical Research Merck Sharp & Dohme Research Laboratories, West Point (PA), USA, 1982 a 1985.
3.3 Adjunct Associate Professor Thomas Jefferson College of Medicine Philadelphia (PA), USA, 1984.
4.3 Adjunct Assistant Professor Thomas Jefferson College os Medicine, Philadelphia (PA), USA, 1981 a 1984.
5.3 Professor Assistente em Cardiologia na Escola de Medicina de Barbacena, Minas Gerais, Brasil, 1975 a 1976.
6.3 Instrutor no curso de Pós-Graduação em Cardiologia, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil, 1974.
7.3 Professor Assistente em Cardiologia na Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil, 1971 a 1972.
8.3 Teaching Assistant in Anatomy, Medical School of the Federal University of Juiz de Fora, Minas Gerais, Brazil, 1969 a 1971.
- ATIVIDADES PROFISSIONAIS
4.1 PRESENT POSITION
4.1.1 President, International Support, Inc., desde fevereiro de 2016.
4.1.2 Confere o Mérito por relevantes serviços prestados á cidade e á coletividade de Juiz de Fora. Mérito Comendador Henrique Guilherme Fernando Halfeld. 31 de Maio de 2006.
4.1.3 Eleito membro ativo do American College of Cardiology, desde1983.
4.1.4 President, International Support, Inc.Scientific and Management Consultants Watchung (NJ), since fev. 1989.
4.1.5 Eleito membro ativo da The New York Academy of Sciences, desde 1980.
4.1.6 Pesquisador bolsista em Cardiolgia no Departamento de Medicina de Baylor College of Medicine, Houston, Texas, 1980.
4.1.7 Membro associado do The Peter Bent Brigham Hospital, Division of the Affiliated Hospitals Center, Inco, Boston, Massachusetts, 1978.
4.2. OTHER AFFILIATIONS
1986 National Association of Neuro-Linguistic Programming
1985 American Hear Association’s Councils of Circulation and Basic Science 1983 American College of Cardiology
1983 Who’s Who in Frontier Science Technology
1981 New York Academy of Science
1980 American Federation of Clinical Research
1974 Brazilian Cardiology Society
4.3. OUTRAS ATUAÇÕES
4.3.1 Acting Vice-Presidente Cardiovascular Drug Development, CIBA-GEIGY Corporation Pharmaceutical Division, Summit (NJ), USA, de 1988 a 1989.
4.3.2 Chairman ofTransderm-Nitro Defense CIBA-GEIGY Corporation Pharmaceutical Division, Summit (NJ), USA, 1988 a 1989.
4.3.3 Executive Director,Cardiovasc Clinical Research, CIBA-GEIGY Corporation Pharmaceutical Division, Summit (NJ), USA, 1985-1988.
4.3.4 Director, Clinical Research Merck Sharp & Dohme Research Laboratories, West Point (PA), USA. 1982-1985.
4.4. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL NO BRASIL
4.4.1 Banco do Brasil, Teófilo Otoni, MG, Brasil, 1964 a 1966.
4.4.2 Cardiologista, PRO-Cardíaco Hospital, 1964 a 1966.
4.4.3 Cardiologista, Hospital São Lucas, Teófilo Otoni, MG, Brasil, 1974 a 1976.
Dr. Johann Lechner
Position: Osteoimmunology
Categories: Congresso Dentistry 2023
Abstract
Chronic Inflammation in Jawbone and Systemic Diseases
Modern lab tests show that widely unrecognised softening in the jawbone produces an inflammatory messenger known in medicine as chemokine RANTES or CCL5. These local chronic RANTES inflammatory signalling cascades from the jaw lead to undesirable dysregulations in the entire immune system: Individual organs derail inflammatory or degenerative.
Thus, the development of rheumatism, fibromyalgia and depression can be traced back to the RANTES signalling cascades, as can the promotion of tumours or neuroinflammatory and neurodegenerative diseases such as multiple sclerosis or Parkinson’s disease. The systemic effect of RANTES on the body thus acts like a “creeping poison”. We call the removal of these RANTES foci in a simple dental surgery Jawbone Detox®. Clinical examples presented in the lecture show impressive positive effects on chronic disease processes.
The RANTES foci are difficult to detect through conventional X-ray procedures; so for daily praxis a new ultrasonography device is available for a radiation-free measurement of bone density and suitable to objectivize the damaged condition of jawbone beyond radiography. This opens a new aspect for Integrative Oral Medicine.
CV Resumido
Dr.Dr.(PhD) Johann Lechner is since 1980 head of Clinic for Integrative Dentistry/Munich as Dentist and Naturopath. He published 21 scientific papers hitherto on Integrative Dentistry in PubMed indexed journals https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?term=Lechner+Johann
which are accessed by more than 150.000 of dental and medical professionals worldwide. This research is cited in 71 other scentific papers. He published books on Integrative Oral Medicine in German, English, Chinese and Portugese. In his seminars, he emphasizes clinical features of bone research, chronic inflammation and heavy metal load in jawbone and systemic interference. He is the founder of ICOSIM (International College of Maxillo-Mandibular Osteoimmunology www.icosim.de ) and developer and patent holder of radiation-free measurement of bone density by ultrasonography CaviTAU® (www.cavitau.de). He also brought the volatile sulfur indicator OroTox on root fillings (www.orotox.de) to the market to control endodontic success or failure. Numerous lectures at international congresses, universities and medical organizations (i.e. Europe, USA, UK, Brasil, China.)

Apoios institucionais
