1st International congress of Integrative Dentistry | 4th International Congress of Integrative Medicine
ICIM 2023...

O 1º Congresso Internacional de Medicina Dentária Integrativa é a grande novidade do 4º Congresso! Serão dois dias de transmissão de conhecimentos, aprendizagens e técnicas da área da medicina dentária, que contará com prestigiados oradores de renome nacional e internacional.

Onde?

Super Bock Arena,
Porto, PT

Quando?

1 e 2 de Dez 2023

Contactos

geral@spm-integrativa.pt

Oradores de renome mundial

Dra. Ana Garcêz

Position: Musicoterapia // Health Coaching de Nutrição Integrativa
Categories: Congresso Dentistry 2023

Abstract

O intestino fala o que a boca cala

CV Resumido

Licenciada em ensino, Mestre em Musicoterapia e pós-graduada em Health Coaching de Nutrição Integrativa, pelo Institute of Integrative Nutrition, de Nova Iorque, consultora de medicina celular pelo Dr. Rath Research Institute, tendo trabalhado vários anos na Unidade de Dor do Hospital Garcia de Orta, como musicoterapeuta.

Foi ainda embaixadora em Portugal do “Food Revolution” de Jamie Oliver.
Anualmente participa ainda em diversas pós-graduações, destacando as realizadas com o Dr. Caldwell Esselstyn e Ann Crile Esselstyn – “Cardiovascular Disease Prevention and Reversal: The Esselstyn Program” e Dr. Larry Altier, Dr. Salvatore Lacagnina e Dr. Christin Collins – “Transforming Food in Healthcare Service” em Oakland, E.U.A; com o Dr. Lair Ribeiro – “Introdução à Homeostase Hormonal”, em Lisboa e Medicina personalizada por meio de Biorressonância, em São Paulo; Hipnose Ericksonian Hypnosis Traininng I & II com Stephen Paul Adler; Past Life Regression Therapy, com Brian Weiss, pelo The Weiss Institute em New York; Nutrição e dietoterapia Oncológica e atualmente a frequentar a pós-graduação presencial de Adequação Nutricional e Manutenção da Homeostase do Dr. Lair Ribeiro, em São Paulo.
Todos os anos participa nas mais variadas formações e congressos nacionais e internacionais, com nomes como Dr. T. Collin Campbell, Dr. Michael Greger, Dr. Dean Ornish, Dr. William Li, Dr. Joel Fuhrman, Dr. Columbus Batiste, Dr. Neal Barnard, Dr. Michael klaper entre tantos outros.

Publicações Científicas Relevantes publicadas:

Garcez, A.F., e Monteiro, S.B. Musicoterapia na Unidade de Dor do Hospital Garcia de Orta in Dor. 2010; 18(4): 5-9.

Foi professora no ensino universitário e no ensino público durante mais de 20 anos e coordenadora do desporto escolar no distrito de Setúbal, tendo também aí desenvolvido projectos pedagógicos ao nível do, auto-conhecimento, meditação, música e alimentação saudável.

Oradora em várias palestras e conferências nacionais e internacionais, no âmbito da musicoterapia e da nutrição integrativa, com destaque para a oncologia e cuidados paliativos.

Escreve para diferentes meios de comunicação social, como as revistas Crescer, Zen Energy, revista APED, Vip, Magg, entre outras.

A paixão pela música tem acompanhado toda a sua vida, sendo também violoncelista e pianista.

Em 2017, lançou um CD de meditação guiada, com músicas originais, como reforço da técnica que desenvolve pessoal e profissionalmente.

É Autora dos livro “Lanches Saudáveis, Melhor aprendizagem”, “Refeições saudáveis todos os dias – crianças felizes sem carne na ementa” e participou também no livro “Chegar + Novo a Velho” do Dr. Pinto Coelho, com o tema: – Alimentação vegetariana no tratamento do cancro e no livro “Slow-agging, um guia para uma vida saudável e feliz” de Bárbara Taborda, com o tema “Nutrição – Escolhas saudáveis, corpo feliz”.

É fundadora do Be Love Be You, um conceito de saúde e bem estar, da Garcez Cooking School, uma escola online com uma abordagem integrativa da saúde a todos os níveis e

em todas as suas vertentes e do Inspire Me Retreats, que promove retiros de saúde e bem estar dentro e fora de Portugal.
Pode encontrá-la na Clinica Doutor Pinto Coelho em Lisboa, Clinica Medicinas em Cascais ou na Clinica de Medicina Dentária Integrativa Dra Anabela Peres de Sousa, no Porto.

Online
Musicoterapia // Health Coaching de Nutrição Integrativa

O intestino fala o que a boca cala

Saber mais

Dra. Monica Reiko Okuhara

Position: Odontologia
Categories: Congresso Dentistry 2023

Tema

Por quê é tão importante estudar neurociências na Odontologia?

CV RESUMIDO

Graduada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (1991), Mestra (2021) e atualmente Doutoranda em Saúde Baseada em Evidências(UNIFESP), Especialização em Ortodontia pela Universidade Cruzeiro do Sul (2008), Especialização em Medicina Comportamental pela Universidade Federal de São Paulo (2016), Habilitada em Laserteparia pela Associação Paulista de Cirurgiões-dentistas (2013). Atualmente é Assistente de Pesquisa do SOSBE – Serviço de Saúde Oral e Sistêmica – Departamento de Dermatologia da Escola Paulista de Medicina(UNIFESP). Coordenadora do Grupo de Estudos de Hipnose na Odontologia (GEHO/SOSBE).

Online
Odontologia

Por quê é tão importante estudar neurociências na Odontologia?

Saber mais

Dra. Juliana Ribeiro

Position: Farmácia clínica
Categories: Congresso Dentistry 2023

Abstract

Detox no pré e pós cirúrgico: Formulações de sucesso

Qual a importância de olhar o paciente em diversos outros níveis além da anamnese convencional? E quais níveis são estes?

Entender os dados clínicos objetivos e subjetivos é um passo muito importante no tratamento, que direciona o profissional a conduta da melhor estratégia terapêutica.

Neste contexto, logo na anamnese, apresento-lhe o olhar dos possíveis agentes tóxicos que possam estar linkado as queixas principais de seu paciente e lhe apresento um método prático de destoxificação no pré cirúrgico e pós.

Destoxificar além de proporcionar a limpeza real dos corpos físico e mental, pode diminuir a probabilidade de possíveis intercorrências, como a modulação inflamatória propiciando uma perfeita reparação tissular.

E se, ainda, eu te apresentar estratégias em formulações, lhe dando recursos a personalizar a performance no tratamento?

É isto tudo que lhe trago nesta aula, o qual aplico desde 2017 em meus pacientes no consultório farmacêutico e treinei mais de 1500 profissionais na área da saúde a fazer o mesmo.

CV Resumido

– Atua desde 1997 em farmácia com manipulação no Brasil.

– Mestre em Ciências da Saúde (UEPG).

– Especialista em Farmácia Clínica, Farmácia Magistral, Farmácia Estética,
Cosmetologia, Homeopatia, Adequação Nutricional, Saúde Quântica, Florais,
Tecnologia em Biofísica na Saúde e Administração.

– Capacitada em Ozonioterapia, Bioeletrografia, Aromaterapia, Terapia Neural e Auriculoterapia.

– Possui título internacional pelo Bach Centre – England, como “practitioner de Bach”.

– Criadora do Método Detox Integrativo, aplica no consultório farmacêutico diversas técnicas, de acordo com a necessidade de seus pacientes: floralterapia, fitoterapia brasileira e chinesa, homeopatia, aromaterapia, terapia ortomolecular, auriculoterapia, ozonioterapia, bioeletrografia e biorressonância.

Online
Farmácia clínica

Detox no pré e pós cirúrgico: Formulações de sucesso

Saber mais

Dra. Anabela Peres de Sousa

Position: Medicina dentária
Categories: Congresso Dentistry 2023

Abstract

Reconhecer campos interferentes na Boca

CV Resumido

– Médica Dentista, Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto  (FMDUP) – 1998

– CEO e Diretora clínica da CLÍNICA DE MEDICINA DENTÁRIA BIOLÓGICA E INTEGRATIVA – Dra. ANABELA PERES DE SOUSA (desde 1998 até ao presente)

– Pós-graduação em Periodontologia, FMDUP e  FMDU Gotemburg

– Treino clínico e Laboratorial na pesquisa e estudo em Microbioma Oral – Faculdade de Medicina Dentária na Universidade Católica de Leuven, Bélgica

– Professora de Periodontologia no 1º curso de Medicina Dentária – Maputo, Moçambique, OMD

– Diploma em “Biological Medicine/ Biological Dentistry”, Suiça

– Certificação” PROTOCOLO COIMBRA” Instituto de Investigação e Tratamento de Autoimunidade, Prof. Dr. Cícero Coimbra, Brasil

– Pós-Graduação em “Adequação Nutricional e Manutenção da Homeostase – Prevenção e tratamento de doenças relacionadas à idade” – Dr. Lair Ribeiro

–  Pós-graduação em Medicina Dentária Biológica, São Paulo

–  Formação em Terapia Nutricional Parental, Brasil e Munique

– Curso Avançado em Medicamentos Homeopáticos, FFUL – Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa

– Pós-graduação em Protocolos Homeopáticos de Banerjii,, Londres

– Formadora do módulo “Homeopatia Clínica: Pediatria”, integrado no curso de Especialização Pós-graduada em Homeopatia, ESTSP/IPP

– Curso Intensivo em Implantologia e Manipulação de Tecidos Moles, Fac LAPEO Curitiba

– Curso de Cirurgia Avançada em Regeneração Óssea e Tecidos Moles, Istvan Institut Budapest

– Curso Intensivo de Reabilitação Protética sobre Implantes, Fac LAPEO Curi

– Formação em Ozonoterapia, APO

– Curso de Ozonoterapia Sistémica e Oral, Dr. André William

– Formadora em Ozonoterapia para Médicos Dentistas – Activeozone

– Formadora na técnica “Medicina Personalizada por Biorressonância” – Curso Dr. Lair Ribeiro, Brasil

– Palestrante em vários congressos e cursos sob os temas da Medicina Dentária Integrativa

Online
Medicina dentária

Reconhecer campos interferentes na Boca

Saber mais

Dra. Aline Raybolt

Position: Traumatologia Buco-Maxilofacial e Periodontia
Categories: Congresso Dentistry 2023

Abstract

Bioestimulação de neocolagênese e seu papel na medicina integrativa

O envelhecimento facial é um processo dinâmico e natural decorrente da ação do tempo e de modificações fisiológicas no organismo a partir dos 25 anos de idade. Fatores extrínsecos como exposição à radiação ultravioleta, poluição, má alimentação, pouca hidratação, excesso de á lcool e tabagismo, intensificam as alterações morfológicas na pele resultando em mudanças no aspecto da face. O aumento das rugas estáticas, diminuição da gordura subcutânea, perda de col ágeno, elastina e reabsorçao dos osso da face.

A ciência tem buscado terapias para retardar o envelhecimento, através de alternativas menos invasivas e sem trauma para o paciente. Os bioestimuladores ganharam muita notoriedade no meio estético, justamente por trazer melhora no aspecto cutâneo e espessura da pele, de forma harmônica e natural.

A bioestimulação da neocolagênese é um processo que estimula a produção de novo colágeno no corpo. Na medicina integrativa, essa abordagem busca promover a regeneração e a cura natural.

Esta abordangem também pode ser útil no tratamento de cicatrizes, acnes, melasma, flacidez da pele e outras condições relacionadas ao colágeno, integrando métodos naturais de estímulo à regeneração do corpo.

Na medicina integrativa, o envelhecimento da face é abordado de forma holística, considerando não apenas os tratamentos cosméticos, mas também o bem-estar geral do paciente. Isso pode incluir técnicas para estimular a produção de colágeno, como mencionado anteriormente, além de estratégias nutricionais, exercícios físicos, controle do estresse e equilí brio hormonal para melhorar a saúde da pele e retardar os sinais de envelhecimento. A abordagem integrativa busca não apenas tratar os sintomas visíveis, mas também abordar as causas subjacentes do envelhecimento, promovendo uma aparência mais jovem e saudável de maneira global.

Short cv

– Professora Associada II da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);

– Pós-doutorado pelo Programa de Cirurgia, Traumatologia Buco-Maxilofacial e Periodontia pela Universidade de São Paulo (USP);

– Doutorado em Engenharia de Biomateriais pela COPPE-UFRJ;

– Mestre e Especialista em Periodontia pela UFRJ;

– Especialista em Prótese Dental pela UFRJ;

– Especialista em Harmonização Orofacial FACONNECT- SP;

– Coordenadora do curso de especialização em Harmonização Orofacial pela UFRJ;

– Coordenadora das disciplinas: Introdução a Harmonização Orofacial, Prótese Fixa, Interrelação Perio-Prótese e Introdução a Implantodontia;

– Coordenadora do Laboratorio PropBio de Propiedades Físicas, Mecânicas e – Biológicas de Biomateriais para aplicações médicas e odontológicas;

– Acadêmica titular da Academia Brasileira de Odontologia, ocupando a cadeira 20;

– Pesquisadora do CNPQ e FAPERJ; Conferencista nacional e internacional.

Online
Traumatologia Buco-Maxilofacial e Periodontia

Bioestimulação de neocolagênese e seu papel na medicina integrativa

Saber mais

Prof. Dra. Cristina Gottlieb

Position: Odontologia integrativa
Categories: Congresso Dentistry 2023

Abstract

A Medicina Integrativa e a Saúde Cerebral

O conceito de saúde definido pela Organização Mundial da Saúde representa bem a ideia que a Medicina Integrativa busca aplicar. Para a OMS, saúde não é apenas a ausência de doença, mas um estado ideal de bem-estar físico, mental e social dos indivíduos.

Assim, a Medicina Dentária Integrativa trata estruturas do sistema estomatognático dentro do conceito de saúde única, onde o médico-dentista atua com profunda atenção para reações químicas orgânicas que ocorrem no organismo, somado às emoções que aquele paciente sente ou tenha sofrido.
Com este olhar, o profissional apresenta algumas práticas integrativas e complementares que mais se encaixa ao tratamento e estilo de vida do paciente, aplicando a ideia de saúde única.

Atualmente a medicina-dentária integrativa tem sido bastante difundida e cada vez mais os pacientes buscam este tipo de tratamento humanizado e acolhedor, porém algumas práticas integrativas são milenares, como é o caso da medicina tradicional chinesa, medicina ayurvédica e tibetana. Outras mais recentes como Acupuntura; Homeopatia; habilitações de Odontologia Antroposófica e Ozonioterapia; Fitoterapia; Hipnose; Laserterapia; biofísica-
biorressonância e Terapia Floral.

Aqueles que buscam uma certificação da Especialização em medicina-dentária Integrativa, sendo um curso de Pós-Graduação Lato Sensu, obtém o título de especialista e já existem cursos semi-presenciais em vigor.
Em países como Brasil e Alemanha este assunto já está muito adiantado sendo validado pelos conselhos específicos da Medicina dentária mas em Portugal está apenas começando esta linda jornada que propõe ao paciente o equilíbrio e o bem-estar não somente do corpo mas também da alma e do espírito. Essa abordagem é muito relevante Principalmente quando entendemos que as doenças bucais são responsáveis por 80% dos problemas de saúde total uma vez que se refletem a distância pelo corpo. Esta informação já é amplamente divulgada nos meios científicos a pelo menos uma década.

Hoje já se sabe através de pesquisas científicas bem documentadas que a ausência de infecções é processos irritativos bucais estão diretamente conectados a saúde cerebral devido a intimidade estrutural dos tecidos.

CV RESUMIDO

PROFILE 
Dr. Cristina Gottlieb grew up in Brazil, in the city of Rio de Janeiro, and received her dental degree from Universidade Federal Fluminense in 1987, and since then never gave up improving studies in the fields of dental education research. She loves people, animals and nature. She believes in the vision of a healthy humanity with quality of life.She is the president of a Brazilian society of integrative dentistry since 2018 and responsible for many internship courses in health to the members. She organizes congress for this society every year. She is passionate about health and education and she believes in the slogan “health for everybody”.


EXPERIENCE
– President of the Brazilian Society of Integrative Dentistry (SBOSI);
– CEO of The Dental Spa integrative health clinic
– CEO of the Dental Spa immersion courses and POST graduation lato sensu
– Cristina Gottlieb Institute CEO social responsibility
– International Lecturer in Facial Symmetry and Orofacial Harmonization
– PhD student in Biomedical Sciences with an emphasis on Pain and
– Inflammation Management
– Master stricto sensu in Biological-naturist Studies with an emphasis on acupuncture and Chinese medicine
– Lato sensu in Psychology with an emphasis on belief management
– Career coaching and life coaching
– Neural Therapist
– Ozonotherapist
– Aromatherapist
– Master Reiki Therapist
– Regulated holistic therapist
– Music therapist
– Specialist in orthodontics and facial orthopedics
– Newton Nogueira de Sá school formation in oral biocibernetics
– Periodontics Specialist
– Specialist in materials engineering in dentistry
– Specialist in Dental Implantology
– Lato sensu in aesthetic biomedicine
– Bachelor of Christian Theology with an emphasis on missions and evangelistic counseling

Online
Odontologia integrativa

A Medicina Integrativa e a Saúde Cerebral

Saber mais

Prof. Dr. Carlos Alberto Monson

Position: Odontologia
Categories: Congresso Dentistry 2023

Abstract

Neurociências Aplicadas à Saúde Oral e Sistêmica na Perspectiva da Saúde Baseada em Evidências

CV RESUMIDO

– Bacharel em Odontologia, Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo / FOUSP. Cirurgião-dentista especialista em Odontologia Hospitalar pelo CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA DO BRASIL.

– Pós Graduado em Psicobiologia, área de concentração em Medicina Comportamental / Escola Paulista de Medicina / Universidade Federal de São Paulo / UNIFESP.

– Psicanalista-Didata Néo-Kleiniano.

– Licenciado em Hipnose Aplicada à Odontologia pelo Conselho Federal de Odontologia do Brasil.

– Magistério em Microbiologia e Imunologia Aplicadas à Odontologia no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo ICB/USP.

– Mestrado em Microbiologia pelo ICB/USP.

–  Professor Responsável pelas disciplinas Imunologia do Comportamento / Psico-Neuro-Imuno-Endocrinologia / A Experiência Humana da Somatização ; Medicina Comportamental Baseada em Evidências da Unidade Medicina Comportamental (CEMCO) Dep. Psicobiologia/EPM/UNIFESP.

– PhD em Saúde Baseada em Evidências (SBE). Departamento de Medicina Interna e Terapêutica da Escola Paulista de Medicina EPM/UNIFESP e COCHRANE SKIN GROUP / CSG Nottingham University Reino Unido.

– Pesquisador Clínico COCHRANE COLLABORATION / Nottingham University /United Kingdom. Professor Titular Pós-Graduação Modular em Medicina Baseada em Evidências / Faculdade IPEMED de Ciências Médicas / AFYA EDUCACIONAL / BRASIL.

– Membro Núcleo de Coordenação Centro de Evidências e Neurociências Aplicadas à Odontologia da Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas / Sucursal Ipiranga CENAO /APCD IPIRANGA.

– Membro Núcleo de Coordenação Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde Oral e Sistêmica – GEPSOS/UNIFESP.

– Co-Autor do livro TERAPIAS COMPLEMENTARES PARA O PACIENTE CRÔNICO NA PERSPECTIVA DA SAÚDE BASEADA EM EVIDÊNCIAS.

Online
Odontologia

Neurociências Aplicadas à Saúde Oral e Sistêmica na Perspectiva da...

Saber mais

Prof. Dr. Mário Simões

Position: Psiquiatra e psicoterapeuta
Categories: Congresso Dentistry 2023

Abstract

Hipnose e Medicina Dentária – algumas aplicações

Introdução a conceitos básicos sobre hipnose. Apresentação de redução de receio de ida ao médico dentista, de anestesia e analgesia em extração e cirurgia dentária e para disfunção da articulação temporomandibular. Ilustração com pequenos vídeos.

CV Resumido

– Psiquiatra e psicoterapeuta. Mestrado e Doutoramento em Psiquiatria.

– Professor agregado jubilado de Psiquiatria e Ciências da Consciência da Faculdade de Medicina de Lisboa (FML), Portugal.

– Ex-Diretor do Curso de Pós-Graduação em Hipnose Clínica e Experimental da Faculdade de Medicina de Lisboa e Ex-Codiretor do Curso de Pós-Graduação em Hipnose Clínica e Outros Estados de Consciência, da Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal.

– Ex-Diretor do LIMMIT – Laboratório de Interação Mente-Matéria com Intenção Terapêutica, da FML, instalado com o mecenato da Fundação Bial, da qual é membro da Comissão Científica.

– Co-autor do livro “Psicologia da Consciência – uma perspectiva transpessoal”. Co-autor do livro “Manual de Hipnose Clínica – teoria, pesquisa e prática”.

Online
Psiquiatra e psicoterapeuta

Hipnose e Medicina Dentária - algumas aplicações

Saber mais

Dr. Godofredo Pignataro Neto

Position: Odontologia
Categories: Congresso Dentistry 2023

Abstract

Biophysical assesments as feedback for maintaining wellness and integral health

CV RESUMIDO

Odontologia

  • Cirurgião Dentista – PUCC 1983
  • Mestrado e Doutorado em Odontologia na Área de Fisiologia Oral – FOP/UNICAMP (2000; 2004)
  • Especialista em: Prótese Dentária; Ortopedia Funcional dos Maxilares; Dor Orofacial e DTM e em Acupuntura
  • Professor Universitário (1990 à 1999) – Prótese Fixa/ Fundamentos de Oclusão – FHO/UNIARARAS
  • Sócio Fundador da Associação Brasileira Pedro Planas de Reabilitação Neuro-Oclusal
  • Presidente do Instituto Brasileiro de Fisiologia Oral
  • Terapias Integrativas e Práticas Complementares

  • Especialista em Acupuntura – CEATA 1986; FHO UNIARARAS 2012;
  • Pós Graduado em Acupuntura-W.F.A.S. (The World Federation of Acupuncture- Moxibustion Societies)-
    Pequim 2012
  • Kung-fu e Qi Gong
  • Meditador Vipassana
  • Pós Graduado em Iridologia, Magnetoterapia, Biomagnetismo, Quiropraxia.
  • Bioeletrografia

  • Especialista em Bioeletrografia EPI/GDV Padrão Korotkov com Certificação Internacional Instituto Koroctovs LAB ́S Russia, Dr. Dmitri Orlov em:
  • Nível Básico – “GDV User Certificate”
  • Nível Avançado – “GDV User Certificate”
  • Nivel Pesquisa Básico – “GDV User Certificate and Research”
  • Intrutor Certificado pela Biowell Company – capacitado para realizar treinamentos e fornecer certificação oficial.
  • Distribuidor Oficial Biowell no Brasll – Tecnologia Epi/Gdv Padrão Korotkov
Presencial
Odontologia

Biophysical assesments as feedback for maintaining wellness and integral health

Saber mais

Dr. John Augspurger

Position: Biological Dentistry
Categories: Congresso Dentistry 2023

Abstract

Biological Dentistry — The Tipping Point in Human Health

Short cv

A passionate, respected leader in biological dentistry for over 30 years, Dr. John Augspurger is President and Founder of BioDentist, and has vigorously pursued an extensive education under many of the most important practitioners and educators in the field of biological medicine. John’s robust approach to total wellness and his pedigree of knowledge in biological dentistry is unparalleled in the United States.

Dr. John maintains an active voice in the Society of Progressive Medicine, Holistic Dental Association, American Academy of Biological Dentistry, Price-Pottenger Nutrition Foundation, International Academy of Oral Medicine and Toxicology, American Academy of Ozone Therapy, and is a Huggins Alliance Dentist.

Presencial
Biological Dentistry

Biological Dentistry — The Tipping Point in Human Health

Saber mais

Dr. Augusto Cezar Tralli

Position: Buco Maxilo Facial
Categories: Congresso Dentistry 2023

Abstract

Bio cibernética bucal – A boca e a postura humana

A Bio Cibernética Bucal é uma escola de oclusão desenvolvida, no Brasil, no início da década de 70 por Mário Baldani e Denizar Figueiredo; a qual define a importância da boca em relação à postura humana. Usa-se aparatologia intrabucal para corrigir distúrbios respiratórios, como ronco e apnéia noturna, e também nas disfunções têmporo-mandibulares, nos desvios de coluna e nas cefaleias crônicas. Considera o reflexo da deglutição fundamental na manutenção da postura humana.

CV Resumido

– Pós-graduação em Homeopatia pela APH 1988

– Especialista em cirurgia Buco Maxilo Facial – 1989

– Pós-graduação em Ortopedia Funcional dos Maxilares

– Pós-graduação em Disfunção Têmporo-Mandibular

– Curso de Terapia Neural Dr. Cesar Cepeda México 2008

– Professor assistente na cadeira de BMF na Universidade de São Paulo – UNIP

– 1998 a 2008

– Pós-Graduação em Ozonioterapia em Cuba / Centro de Investigaciones del Ozono 2009

– Treinamento em Odontologia Biológica Dr. Lechner – Munique 2016 e 2017

– Treinamento em Odontologia Biológica / Implantes Cerâmicos Dr. Volz – Suíça 2017

– Pós-Graduação Lato Sensu em medicina funcional Dr. Lair Ribeiro 2016-2017

– Professor convidado da Pós-Graduação Dr. Lair Ribeiro 2015.

Presencial
Buco Maxilo Facial

Bio cibernética bucal - A boca e a postura humana

Saber mais

Dr. Hugo Tsou Ferraz

Position: Medicina dentária
Categories: Congresso Dentistry 2023

Abstract

Acupuntura em Medicina Dentária

Dentro de várias áreas médicas, a Medicina Dentária apresenta-se com um conjunto de características próprias, que tornam nos dias de hoje, a intervenção dos seus profissionais mais abrangente e com abordagens distintas e complementares.

O diferente tipo de patologias envolvidas, bem como as possíveis terapêuticas possíveis, numa perspetiva holística, transformam a Medicina Dentária Integrativa numa área cada vez mais pertinente e com uma evolução em grande ascensão.

O desenvolvimento tecnológico que atingimos nos dias de hoje, permite-nos validar muitos dos conhecimentos antigos da Medicina Tradicional Chinesa, em particular da Acupuntura, trazendo-lhes o rigor baseado em evidência científica, que tantas críticas e dúvidas conspirava no passado, no mundo ocidental.

A dor, associada quer à patologia quer ao seu tratamento, a ansiedade e o medo frequentemente verificados nos pacientes antes da consulta, a necessidade de controlo hemorrágico em várias cirurgias, as desordens tempo-mandibulares ou situações de emergência médica, o tratamento de parestesias, são bons exemplos que transformam a prática de medicina dentária num campo excelente para a intervenção complementar da acupuntura.

Nesta apresentação, serão discutidos de forma resumida os princípios neuro-fisiológicos que regulam a utilização da acupuntura no tratamento médico-dentário, numa perspectiva complementar e integrativa, bem como a elaboração e explicação de protocolos clínicos específicos para diferentes patologias.

CV Resumido

– Licenciado em Medicina Dentária pela FMDUP, 1998
– Pós-graduado em Bioética Médica, (IV Mestrado, Faculdade de Medicina UP)
– Pós-graduado em Estética Dental – UIC – Universidade Internacional da Catalunha
– Docente da Universidade Fernando Pessoa (2004-2019)
– Pós-graduado em Medicina Tradicional Chinesa, IPN (2015/19)
– Docente do IPN – Instituto Português de Naturologia, (2017/18)
– Fundador e Diretor do curso “Acupuntura para Médicos Dentistas”
– Aluno de Doutoramento em Acupuntura na Medicina Dentária, FMDUP (2022)

Presencial
Medicina dentária

Acupuntura em Medicina Dentária

Saber mais

Dr. Rodrigo Venticinque

Position: Odontologia
Categories: Congresso Dentistry 2023

Abstract

Oral Health interfering with Systemic Health

CV Resumido

Pós-Graduado em:

– Prótese Dental e Reabilitação Oral

– Odontologia Sistêmica

– Ortobiomolecular, Biorressonância Aplicada e Biofísica Quântica

– Safe Mercury Amalgam Removal Technique Certification – SMART

– Certificado em  Biological Dentist  pela IAOMT

– Fellowship – IAOMT

– Ozonioterapeuta;

– Escritor e co-autor de vários artigos e revisões cientificas

– Professor de cursos de Pós-Graduações – Brasil e Exterior em Odontologia   Integrativa e Biológica

– Presidente do IBSI – Instituto Brasileiro de Saúde Integrativa

– Sócio Fundador e Delegado da Odontologia Biológica na Sociedade Brasileira de Odontologia e Saúde Integrativa – SBOSI

– Membro da ABMIB – Associação Brasileira de Medicina Integrativa e   Biorregulacão

– Membro da International Academy of Oralmedicine and Toxicology – IAOMT

– Diretor Clinico da Venticinque Odontologia desde 2000

Online
Odontologia

Oral Health interfering with Systemic Health

Saber mais

Dra. Magda Siqueira

Position: Odontologia
Categories: Congresso Dentistry 2023

Abstract

Ozonioterapia e suas aplicações clínicas na rotina do Médico Dentista

Na prática odontológica, as novas estratégias terapêuticas para tratamento da infecção e inflamação levam em consideração não apenas o poder antimicrobiano das substâncias utilizadas, mas também a influência que esta exerce sobre a resposta imune do paciente e a Ozonioterapia é uma técnica que atende a estas condições. As áreas de atuação da Ozonioterapia na Odontologia são as seguintes:

– Dentística: tratamento da cárie dental – ação antimicrobiana;

  • – Periodontia: prevenção e tratamento dos quadros inflamatórios/infecciosos;
  • – Endodontia: potencialização da fase de sanificação do sistema de canais radiculares;
  • – Cirurgia: auxílio no processo de reparação tecidual;
  • – Dor e disfunção de ATM: atividade anti-álgica e antiinflamatória;
  • – Necroses dos maxilares: Osteomielite, Osteoradionecrose e necroses induzidas por medicamentos;
  • – Uso higiênico e profilático do sistema de água da cadeira odontologica.

CV RESUMIDO

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Alfenas e é especialista em Dentística
Restauradora e em Endodontia pela Faculdade de Odontologia de Araraquara, FOAr – UNESP.

Presencial
Odontologia

Ozonoterapia e suas aplicações clínicas na rotina do Médico Dentista

Saber mais

Dra. Marina Beloti

Position: Odontologia
Categories: Congresso Dentistry 2023

Abstract

Como otimizar os resultados clínicos à partir do Terreno Biológico

CV Resumido

– Odontóloga – Escola de Farmácia e Odontologia/Alfenas

– Especialista, Mestre e Doutor em Endodontia – Universidade de São Paulo

– Habilitada em Odontologia Antroposófica

– Terapeuta Neural

– Habilitada em Ozonioterapia

– 20 anos de experiência com a Ozonioterapia

Online
Odontologia

Como otimizar os resultados clínicos à partir do Terreno Biológico

Saber mais

Dr. Johann Lechner

Position: Osteoimmunology
Categories: Congresso Dentistry 2023

Abstract

Chronic Inflammation in Jawbone and Systemic Diseases

Modern lab tests show that widely unrecognised softening in the jawbone produces an inflammatory messenger known in medicine as chemokine RANTES or CCL5. These local chronic RANTES inflammatory signalling cascades from the jaw lead to undesirable dysregulations in the entire immune system: Individual organs derail inflammatory or degenerative. 

Thus, the development of rheumatism, fibromyalgia and depression can be traced back to the RANTES signalling cascades, as can the promotion of tumours or neuroinflammatory and neurodegenerative diseases such as multiple sclerosis or Parkinson’s disease. The systemic effect of RANTES on the body thus acts like a “creeping poison”. We call the removal of these RANTES foci in a simple dental surgery Jawbone Detox®. Clinical examples presented in the lecture show impressive positive effects on chronic disease processes. 

The RANTES foci are difficult to detect through conventional X-ray procedures; so for daily praxis a new ultrasonography device is available for a radiation-free measurement of bone density and suitable to objectivize the damaged condition of jawbone beyond radiography. This opens a new aspect for Integrative Oral Medicine.

CV Resumido

Dr.Dr.(PhD) Johann Lechner is since 1980 head of Clinic for Integrative Dentistry/Munich as Dentist and Naturopath. He published 21 scientific papers hitherto on Integrative Dentistry in PubMed indexed journals https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?term=Lechner+Johann
which are accessed by more than 150.000 of dental and medical professionals worldwide. This research is cited in 71 other scentific papers. He published books on Integrative Oral Medicine in German, English, Chinese and Portugese. In his seminars, he emphasizes clinical features of bone research, chronic inflammation and heavy metal load in jawbone and systemic interference. He is the founder of ICOSIM (International College of Maxillo-Mandibular Osteoimmunology www.icosim.de ) and developer and patent holder of radiation-free measurement of bone density by ultrasonography CaviTAU® (www.cavitau.de). He also brought the volatile sulfur indicator OroTox on root fillings (www.orotox.de) to the market to control endodontic success or failure. Numerous lectures at international congresses, universities and medical organizations (i.e. Europe, USA, UK, Brasil, China.)

Presencial
Osteoimmunology

Chronic Inflammation in Jawbone and Systemic Diseases

Saber mais

Dra. Yola Figueiredo

Position: Medicina dentária
Categories: Congresso Dentistry 2023

Abstract

Medicina dentária da nova Era – uma abordagem biológica e integrativa

short cv

Sócia-gerente e diretora clínica da Clínica Médica e Dentária Dra. Yola Figueiredo.

Cédula Profissional OMD 04178.

– Professora convidada na Universidade onde se licenciou. Ministrou a disciplina de Endodontia durante 9 anos;

– Percurso profissional em Clínicas de referência. Desde 2005 a colaborar com a Fundação da Gestão dos Direitos dos Artistas (GDA) e com o centro de saúde da localidade onde está inserida, através de ações de formação em escolas na área da prevenção da saúde oral e com o projeto Dentista do Bem;

– Prática clínica diária com sistema de instrumentação Endodôntica Mecanizada, Implantologia e Reabilitação Oral de casos complexos, Estética Dentária e Oclusão;

– Atualmente, a trabalhar em Medicina Dentária integrativa e Biológica, onde encontrou uma nova realidade e novo desafio profissional. O principal propósito é comprometer-se a ajudar pessoas a abrirem a consciência à mudança, livrarem-se da dor e do sofrimento, a alinhar a saúde e bem-estar, a criar liberdade e leveza nas relações com outros e consigo próprias de forma simples. É um convite à transformação. “Transformo sorrisos com as minhas mãos”.

Online
Medicina dentária

Medicina dentária da nova Era - uma abordagem biológica e...

Saber mais

Dra. Ana Carolina Tralli

Position: Odontologia
Categories: Congresso Dentistry 2023

Abstract

Terapia Neural e os possíveis Campos Interferentes Orais

A Odontologia Neurofocal foi definitivamente incorporada à Terapia Neural, em 1958, pelo médico-dentista alemão Ernest Adler. Dr. Adler evidenciou a conexão de cada dente com seu órgão/víscera. 

Dr. Adler curava sistemicamente seus pacientes tratando os campos interferentes bucais; afinal, a boca é do corpo e deve existir uma relação de causa e efeito entre boca e corpo.

Posteriormente ao Dr. Adler, e baseando-se no trabalho do mesmo, o médico alemão Dr. Reinhold Voll; com seus conhecimentos de fisiologia, medicina chinesa, anatomia e engenharia eletrônica, desenvolve um sistema de medição que confirma a relação entre dentes e órgãos. Participam de toda essa pesquisa, que durou décadas, o médico-dentista Dr. Kramer e o engenheiro Dr. Werner.

CV Resumido

– GRADUADA EM ODONTOLOGIA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO 2003

– ESPECIALISTA EM IMPLANTODONTIA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO 2011

– ESTÉTICA E FUNÇÃO NAS REABILITAÇÕES ORAIS SPAZIO EDUCATION 2012

– FORMAÇÃO EM BIOCIBERNÉTICA BUCAL 2003 DR MÁRIO BALDANI/DR AUGUSTO TRALLI

– FORMADA EM TERAPIA NEURAL E ODONTOLOGIA NEUROFOCAL ANDRÉS PERALTA 2012

– FORMAÇÃO DE TERAPEUTA EM AYURVEDA / DHANVANTARI 2012

– CURSO DE MEDICINA PERSONALIZADA POR MEIO DA BIORRESSONÂNCIA/DR LAIR RIBEIRO 2016

– PÓS-GRADUADA EM MEDICINA TRADICIONAL CHINESA 2015-2017

– TREINAMENTO EM ODONTOLOGIA BIOLÓGICA DR LECHNER – MUNIQUE 2016 e 2017

– TREINAMENTO IMPLANTES CERÂMICOS Z-SYSTEMS – FREIBURG 2016

– TREINAMENTO HEALING IS VOLTAGE DR JERRY TENNANT BÁSICO E AVANÇADO – TEXAS 2016 e 2017

– TREINAMENTO HAL HUGGINS PROTOCOL DRA BLANCHE GRUBE – SARASOTA 2017

– TREINAMENTO EM ODONTOLOGIA BIOLÓGICA / IMPLANTES CERÂMICOS DR VOLZ – SUÍÇA 2017

– PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM NUTRIENDOCRINOLOGIA FUNCIONAL DR LAIR RIBEIRO 2016-2017 e PROFESSORA CONVIDADA DESDE 2015

– IAOMT SMART CERTIFIED 2020

– DOUTORANDA EM CAVITAÇÕES OSTEONECRÓTICAS FMUSP/DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA 2023-.

Presencial
Odontologia

Terapia Neural e os possíveis Campos Interferentes Orais

Saber mais

Dra. Ivana Wildner

Position: Odontologia
Categories: Congresso Dentistry 2023

Abstract

Reorganização neurofuncional através de bio-ativadores: Como instaurar um equilíbrio sistêmico global a partir da boca?

1. Princípios da utilização de Ativadores plurifuncionais

O bio-ativador é um dispositivo funcional removível que, através de uma guia de reposicionamento dentária e graças à sua elasticidade, reequilibra as funções alteradas da boca, transmitindo aos dentes os estímulos necessários para uma colocação equilibrada das arcadas.

Esta abordagem terapêutica inovadora, é baseada em técnicas funcionais e utiliza os ativadores como ferramenta terapêutica, que usados de uma maneira específica e consciente, consiste numa “auto terapia”. Damos a oportunidade ao paciente de ser responsável e participar ativamente, de forma voluntária e autônoma, no restabelecimento das funções principais: respiração, deglutição e mastigação. (1) Através desta reabilitação é instaurado um maior equilíbrio estrutural visível no posicionamento dos dentes e dos maxilares como consequência do funcionamento ótimo dos sistemas escultores primários: as funções neurovegetativas orofaríngeas. (2)

O processo terapêutico utilizado tem como base princípios da Medicina Antroposófica e mediante a estimulação de novas vias nervosas periféricas coloca em funcionamento um novo processo fisiológico que potencia as possibilidades sistêmicas de cura do próprio indivíduo. Esta ortopedia funcional integrativa é uma ferramenta eficaz e abrangente a pacientes de todas as idades.

2. Campo de ação terapêutico dos Bio-Ativadores:

A estrutura dos activadores plurifuncionais foi estudada, graças à sua forma e consistência, com o objetivo de reeducar, reabilitar e otimizar as funções neurovegetativas orofaríngeas. A equação resultante do equilíbrio destas forças cíclicas é uma enorme melhoria do funcionamento sistêmico global do paciente:

– Instaurar uma correta respiração nasal: estimulando e dilatando as vias aéreas superiores conseguimos uma otimização do sistema respiratório e melhoria de quadros repetidos de problemas otorrinolaringológicos (alergias, sinusites, rinites, otite, amígdalas, adenóides, etc). (3)
– Reabilitação funcional do sono e dos distúrbios respiratórios: roncopatia e apneia obstrutiva do sono. (4)
– Reabilitar a correta posição lingual e postural: estimulando a língua ao spot nasopalatino, reabilitando o ato de deglutir e a cadeia neuro-mio-fascial anterior. (5)
– Promover o equilíbrio da ATM, dor de cabeça, enxaquecas, cervicalgia e outros problemas relacionados com a disfunção da articulação temporo-mandibular.
– Relaxamento da musculatura orofacial e minimização das causas e consequências do bruxismo.
– Restauram o equilíbrio da oclusão, posição dos dentes e mandíbula. (6)
– Através dos exercícios neuroplasticidade ajuda os pacientes a terem mudanças profundas em si mesmos: consciência corporal e a percepção do “Eu”. As alterações ou disfunções destas funções vitais (respiração, deglutição e mastigação) ou a sua correção afetam o paciente a todos os níveis: físico, orgânico, psíquico, emocional e comportamental. As Funções Neurovegetativas dependem do cérebro e do complexo sistema nervoso pelo que estão diretamente relacionadas com os estados de ânimo.

CV Resumido

– UPV/EHU Universidad del País Vasco, Euskal Herriko Unibertsitatea. Grado en Odontología.

– XIII Congreso Nacional de la Sociedad Española de Cirugía Bucal (SECIB). Palacio de Congresos y de la Música Euskalduna Jauregia Bilbao.

– Seminario de formación continuada en Patología Oral, Periodoncia y Dolor Orofacial. Tratamiento de la Hipersensibilidad dentinaria en el tratamiento periodontal. Departamento de Estomatología II.

– Postgrado en Periodoncia: Técnicas actualizadas en el tratamiento de la enfermedad periodontal y su aplicación en la implantología estética. Impartido por Dr. Imanol Lopez Barinagarrementeria. Deusto.

– II Congreso Internacional de Activadores Plurifuncionales en las especialidades odontológicas.(2019) Science-Health Communicator: Orador invitado en Rádio Popular -Bilbo Herri Irratia (2020)

– IV Curso Internacional Anual de Dentosofia y la utilización de ativadores plurifuncionales (2020)

– Formación en Regulación Emocional basada en Mindfulness – Universidad Autónoma de Madrid (2021)

– Biomecânica craneal y relaciones ortodôntico-posturales en la prática com Dr. Alessandro Carrifiello

– VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE ODONTOLOGIA E SAÚDE INTEGRATIVA – Palestrante presencial: Ortodontia bio-funcional.

– Atualmente trabaja en: Centro Médico e Dentário de Faro, e na Clínica da Praia de Olhos de Água Albufeira.

Presencial
Odontologia

Reorganização neurofuncional através de bio-ativadores: Como instaurar um equilíbrio sistêmico...

Saber mais

Dra. Grace Dessiree Isnardi

Position: Odontalgia Integrativa
Categories: Congresso Dentistry 2023

Abstract

Conecçao Intestino – Cérebro – Cavidade Oral – O Dentista do Futuro

A conexão entre o intestino, o cérebro e a cavidade oral desempenha um papel fundamental na manutenção da saúde e no funcionamento do corpo humano. Esse sistema complexo envolve uma série de interações e comunicações entre essas três partes do corpo. Aqui está um resumo dessas conexões:

Intestino-Cérebro:

  • – O intestino e o cérebro estão interligados por meio do chamado eixo intestino-cérebro, que é uma rede complexa de comunicação envolvendo o sistema nervoso, o sistema imunológico e substâncias químicas como neurotransmissores e hormônios.
  •  
  • – O intestino é o lar de uma vasta população de microrganismos conhecidos como microbiota intestinal, que desempenham um papel fundamental na digestão e na saúde geral.
  •  
  • – A microbiota intestinal também influencia o cérebro por meio da produção de substâncias químicas que afetam o humor, a função cognitiva e até mesmo o comportamento. Essa comunicação é conhecida como a “via do eixo intestino-cérebro”.
  •  
  • – Distúrbios intestinais, como a síndrome do intestino irritável (SII) ou doenças inflamatórias do intestino (DII), podem estar associados a problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade.
  • Cavidade Oral-Cérebro:
  • – A cavidade oral, que inclui a boca e os dentes, desempenha um papel crucial na ingestão de alimentos e na primeira etapa do processo digestivo, a mastigação e a salivação.

    – A saúde bucal está intimamente relacionada à saúde geral, uma vez que infecções e inflamações na boca podem afetar o corpo como um todo.

    – Além disso, problemas de saúde bucal, como doença periodontal (gengivite e periodontite), têm sido associados a um maior risco de doenças cardiovasculares e outras condições sistêmicas.

  • Em resumo, a conexão entre o intestino, o cérebro e a cavidade oral destaca a importância da saúde gastrointestinal e bucal na saúde global do indivíduo. A comunicação entre essas partes do corpo é complexa e pode ter impactos significativos não apenas na digestão, mas também na saúde mental e no bem-estar geral. Portanto, cuidar da saúde intestinal e bucal é essencial para manter um corpo saudável e equilibrado.

short cv

Pioneira no Ensino de Odontologia Integrativa no Brasil. Criadora da academia Brasileira de odontologia Integrativa, professora em cursos online, presenciais e em pós-graduação e todos com conteúdos de excelência que têm elevado o nível da Odontologia no Brasil. Membro da Comissão de odontologia Integrativa do CROGO.

Online
Odontalgia Integrativa

Coneção Intestino – Cérebro – Cavidade Oral – O Dentista...

Saber mais

Dra. Joana Vasconcelos e Cruz

Position: Medicina dentária
Categories: Congresso Dentistry 2023

Abstract

E nós? Como nos cuidamos ? Conselhos para sermos médicos dentistas mais felizes, mais conscientes e mais realizados

Short CV

  • – Mestrado Integrado em Medicina Dentária no Instituto Universitário Egas Moniz (IUEM), de 2004 a 2009;
  • – Médica Dentista com prática exclusiva em Medicina Dentária Integrativa e Biológica desde 2016, dedicada à cirurgia oral e implantologia cerâmica, terapia neural, kinesiologia e ozonoterapia;
  • – Doutoramento em Ciências Médicas pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), em 2020;
  • – Docente das Unidades curriculares de Materiais dentários I e II do Mestrado Integrado de Medicina Dentária Instituto Universitário Egas Moniz (IUEM), desde 2010;
  • – Regente da Unidade curricular de Materiais Dentários da Licenciatura em Prótese Dentária do Instituto Universitário Egas Moniz (IUEM), desde 2021;
  • – Membro do Centro de investigação Interdisciplinar Egas Moniz (CiiEM), desde2018;
  • – Pós-graduada em Ozonoterapia;
  • – Certificada no protocolo SMART (“Safety Mercury Amalgam Removal Tecnhique”);
  • – Detentora da patente nº 115064 de um novo adesivo dentário sem bisfenol A;
  • – Orientadora e Co-Orientadora de Teses de Mestrado Integrado de Medicina
    Dentária nas áreas de materiais dentários, adesão dentária e ozonoterapia;
  • – Formadora e palestrante em diversos cursos e congressos nacionais e internacionais na área;
  • da Medicina dentária integrativa
  • – Docente da pós graduação de ozonoterapia médica organizada pela 2m Pharma;
  • – ICOSIM member of Scientific Council
Online
Medicina dentária

E nós? Como nos cuidamos ? Conselhos para sermos médicos...

Saber mais

Dr. André Mariz Almeida

Position: Medicina Dentária
Categories: Congresso Dentistry 2023

Abstract

The Impact of Bruxism on Quality of Life: The Full 360 perspective

Bruxism, on all its components, it´s part of the everyday talks on our society. My task on this lecture is to establish the relationship between the different aspects of bruxism from its aetiology to its role in health and quality of life of humans. We´ll go from its protective role of other pathologies to being a physiological behaviour. Psychosocial implications of bruxism are notable, as individuals grapple with the emotional toll of chronic pain, disrupted sleep patterns, not only ours but from who sleep with us. With numbers that go as high as 30% on the world population, bruxism in the vast majority of times has no known consequences, on the other hand oral health degradation is the most known impact, but we can add daytime fatigue, impacting cognitive performance, work productivity, and overall vitality, perpetuating a cycle with negative effects on mental well-being. So let´s go deep on the diagnosis, consequences and management of bruxism and its signs and symptoms.

CV Resumido

– Mestre em Medicina Dentária pelo I S C S E M

– Licenciatura em Medicina Dentária, pelo ISCSEM Doutorando da Universidade de Granada

– Assistente associado da licenciatura de Medicina Dentária, na disciplina de Reabilitação Oral I e II e do mestrado integrado na disciplina de Dor Orofacial e ATM I do IUEM desde 2004

– Docente de diversas pós graduações na área de Dor Orofacial / DTM / Sono Autor e Coautor de diversos livros / artigos científicos/trabalhos publicados em revistas/congressos nacionais e internacionais

– Prática clínica exclusiva em Dor Orofacial / DTM / Sono Cofundador ,

– Vice Presidente SPDOF

– Membro da Comissão Cientifica APHOTF

– Fellow ICD

Presencial
Medicina Dentária

The Impact of Bruxism on Quality of Life: The Full...

Saber mais

Dra. Letícia Philippi

Position: Ozonioterapia
Categories: Congresso Dentistry 2023

Abstract

Efeitos Biorreguladores da Ozonioterapia

CV Resumido

– Farmacêutica Especialista em Ozonioterapia pela Univ. Rei Juan Carlos (Madri – Espanha) e com formação no Centro de Investigaciones del Ozono em (Havana- Cuba).

– Fundadora e diretora Secretária da Associação Brasileira de Ozonioterapia (ABOZ), experiência de 20 anos com tecnologia de ozônio e participação em congressos internacionais.

– Pós graduada em Adequação Nutricional e Manutenção da Homeostase – Prevenção e Tratamento de Doenças Relacionados à Idade. com Dr Lair Ribeiro

– Responsável técnica pela Philozon Geradores de Ozônio e Ozoncare.

Online
Ozonioterapia

Efeitos Biorreguladores da Ozonioterapia

Saber mais

Dr. Júlio Fonseca

Position: Médico dentista
Categories: Congresso Dentistry 2023

Abstract

Disfunções Temporomandibulares: Guidelines de Abordagem e Tratamento!

DTM: Guidelines de Abordagem e Tratamento.

A heterogeneidade e abrangência das patologias que se inserem nos termos Disfunção Temporomandibular (DTM) e Dor Orofacial (DOF) está na raiz de problemas históricos no que respeita quer ao diagnóstico, quer ao tratamento. De facto, não podemos diagnosticar e tratar problemas tão diferentes (como por exemplo a patologia muscular e articular) da mesma forma.

Sendo patologias vastas, podem afetar de diversas formas os diferentes componentes do Sistema Estomatognático. O correto diagnóstico é o fator mais determinante da qualidade de qualquer tratamento. Perante um diagnóstico incorreto, os tratamentos posteriormente selecionados poderão não cumprir os objetivos e necessidades terapêuticas do paciente, ou fazê-lo apenas por mero acaso, resultado de efeitos placebo ou como parte do percurso natural da doença, confundindo, assim, o clínico quanto ao agente responsável pelo sucesso do tratamento.

Uma abordagem multimodal, com um conjunto de várias técnicas conservadoras, tem mostrado ser mais benéfica clinicamente, do que as abordagens isoladas. Estas demonstram- se de especial importância e relevância nos doentes com elevados níveis de comprometimento emocional, onde as terapias cognitivas e comportamentais auxiliam no controlo e interpretação da dor.

As técnicas invasivas e não-conservadoras (irreversíveis/cirúrgicas) devem circunscrever-se aos casos que não respondem às técnicas conservadoras ou situações de indicação primária (fraturas, malformações …). Esta deve ser a filosofia base para a abordagem terapêutica dos doentes com DTM.

CV Resumido

Médico Dentista, Licenciado em 2004 pelo Departamento de Medicina Dentária, Estomatologia e Cirurgia Maxilo-Facial da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC);

Pós-Graduado em Reabilitação Oral Protética pelo Departamento de Medicina Dentária, Estomatologia e Cirurgia Maxilo-Facial da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra;

Mestre em Patologia Experimental pela FMUC com tese na área do Bruxismo;

Doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra na área das Disfunções Temporomandibulares. 2020;

Assistente Convidado das Disciplinas de Anatomia Dentária, Fisiologia do Aparelho Estomatognático e Reabilitação Oclusal do Mestrado Integrado em Medicina Dentária do DEMDCMF da FMUC até 2015;

Coordenador Científico e Pedagógico da Pós-graduação de Dor Orofacial — Disfunção Temporomandibular da CESPU;

Docente Convidado nas Áreas da DTM e Dor Orofacial de 3 Universidades Espanholas: UDIMA (Madrid- Master em Ortodontia, onde ministra aulas sobre DTM e DOF); Universidad CEU San Pablo (MÁSTER UNIVERSITARIO EN DISFUNCIÓN CRANEOMANDIBULAR Y DOLOR OROFACIAL), e Universidad del País Vasco/Euskal Herriko Unibertsitatea (Master Universitário Transtornos do Sono para Médicos e Odontólogos – lecciona as aulas de tratamento da Roncopatia e SAOS com Dispositivos de Avanço Mandibular);

Certificado de Competências Pedagógicas n.o F655856/2017 do IEFP;

Eleito pela Revista Saúde Oral como Figura do Ano 2013 em Portugal na área da Oclusão;

Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial (SPDOF) entre 2014-2018;

Presidente da Sociedade Portuguesa de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial (SPDOF) entre 2018-2021;

Vice-Presidente da Seção do Sono da Sociedade Portuguesa de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial (SPDOF) desde 2014;

Membro Suplente do Conselho Deontológico da OMD;

Autor e Co-Autor de diversos artigos científicos/trabalhos publicados em revistas/congressos nacionais e internacionais.

Online
Médico dentista

Disfunções Temporomandibulares: Guidelines de Abordagem e Tratamento!

Saber mais

Dr. Lair Ribeiro

Position: Cardiologista
Categories: Congresso Dentistry 2023

Abstract

O poder da vitamina D3 como coadjuvante na manutenção de saúde

CV Resumido

Formado em Medicina há mais de 45 anos, cardiologista, mestre em cardiologia pela PUC-RIO, nutrólogo pela ABRAN e Associação Médica Brasileira, o Dr. Lair Ribeiro morou durante 17 anos nos Estados Unidos, período em que trabalhou em três universidades americanas: Harvard Medical School, Baylor College of Medicine e Thomas Jefferson University. Nesse período, também exerceu os cargos de diretor- médico na Merck Sharp & Dohme e diretor-executivo, alcançando a vice-presidência, na Ciba Corporation, hoje Novartis.

Autor de mais de 100 trabalhos científicos publicados em revistas médicas americanas indexadas, o Dr. Lair Ribeiro também publicou 38 livros, sendo 15 deles best sellers, 26 traduzidos para outros idiomas, hoje disponíveis em mais de 40 países.

Por mais de 20 anos, proferiu palestras em diversas cidades brasileiras, vários países da América do Sul, América Central, América do Norte e Europa. Treinou mais de 4.000 médicos brasileiros na área de Adequação Nutricional e Otimização da Homeostase.

Atualmente, o Dr. Lair Ribeiro é professor de pós-graduação da Uningá – Centro Universitário Ingá, instituição avaliada pelo MEC, em 2017, como o quarto melhor centro universitário do país, o segundo da região Sul e o melhor do Paraná.

Intitulado Adequação Nutricional e Manutenção da Homeostase – Prevenção e Tratamento de Doenças relacionadas à Idade, o curso de pós-graduação lato sensu da Uningá – Centro Universitário Ingá, coordenado e ministrado pelo Dr. Lair Ribeiro, tem 18 meses de duração, 360 horas de sala de aula, 16 provas e uma monografia de conclusão.

  1. TÍTULO ACADÊMICO1.1Especialista em Cardiologia – Prova de título pelo Conselho Federal de Medicina, em 03 de Outubro de 2013.

2.1 Especialista em Nutrologia – Prova de título pelo Conselho Federal de Medicina, em 03 de Setembro de 2013.

3.1 Curso de Medicina Quântica – Integral de acordo com seus Estatutos, com a Carga Horária de100 Horas. Instituto Brasileiro de Metodologia Quântica (IBMQ- lab) em 08 de Dezembro de 2001.

4.1 Mestre em Ciências Médicas – Cardiologia,pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – 1982.

5.1 Residência em Cardiologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/RJ, Brasil, em 1973.

6.1 Research Fellow in Medicine – Peter Bent Brigham Hospital and Harvard Medical School, Boston (MA), USA, 1976 a 1978.

7.1 Fellow in Cardiology – The Methodist Hospital Baylor College of Medicine, Houston (TX), USA, de 1978 a 1980.

8.1 Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, Estado de Minas Gerais, Brasil, em 1972.

  1. FORMAÇÃO EXTRACURRICULAR

1.2 NLP Master Certification, NLP Comprehensive Bouler, (CO), USA, 1990.

2.2 Management Development Program, Northeastern University, Boston, MA, USA, 1987.

3.2 NPL Practioner Certification, New York NLP Institute, New York (NY), USA, 1985 a 1986.

  1. ATIIVIDADES DOCENTES

1.3 Professor e Coordenador do curso de Pós-Graduação lato sensu da Uningá – Centro Universitário Ingá, intitulado Adequação Nutricional e Manutenção da Homeostase – Prevenção e Tratamento de Doenças relacionadas à Idade.

2.3 Director Clinical Research Merck Sharp & Dohme Research Laboratories, West Point (PA), USA, 1982 a 1985.

3.3 Adjunct Associate Professor Thomas Jefferson College of Medicine Philadelphia (PA), USA, 1984.

4.3 Adjunct Assistant Professor Thomas Jefferson College os Medicine, Philadelphia (PA), USA, 1981 a 1984.

5.3 Professor Assistente em Cardiologia na Escola de Medicina de Barbacena, Minas Gerais, Brasil, 1975 a 1976.

6.3 Instrutor no curso de Pós-Graduação em Cardiologia, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil, 1974.

7.3 Professor Assistente em Cardiologia na Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil, 1971 a 1972.

8.3 Teaching Assistant in Anatomy, Medical School of the Federal University of Juiz de Fora, Minas Gerais, Brazil, 1969 a 1971.

  1. ATIVIDADES PROFISSIONAIS

4.1 PRESENT POSITION

4.1.1 President, International Support, Inc., desde fevereiro de 2016.

4.1.2 Confere o Mérito por relevantes serviços prestados á cidade e á coletividade de Juiz de Fora. Mérito Comendador Henrique Guilherme Fernando Halfeld. 31 de Maio de 2006.

4.1.3 Eleito membro ativo do American College of Cardiology, desde1983.

4.1.4 President, International Support, Inc.Scientific and Management Consultants Watchung (NJ), since fev. 1989.

4.1.5 Eleito membro ativo da The New York Academy of Sciences, desde 1980.

4.1.6 Pesquisador bolsista em Cardiolgia no Departamento de Medicina de Baylor College of Medicine, Houston, Texas, 1980.

4.1.7 Membro associado do The Peter Bent Brigham Hospital, Division of the Affiliated Hospitals Center, Inco, Boston, Massachusetts, 1978.

4.2. OTHER AFFILIATIONS

1986 National Association of Neuro-Linguistic Programming
1985 American Hear Association’s Councils of Circulation and Basic Science 1983 American College of Cardiology
1983 Who’s Who in Frontier Science Technology
1981 New York Academy of Science
1980 American Federation of Clinical Research
1974 Brazilian Cardiology Society

4.3. OUTRAS ATUAÇÕES

4.3.1 Acting Vice-Presidente Cardiovascular Drug Development, CIBA-GEIGY Corporation Pharmaceutical Division, Summit (NJ), USA, de 1988 a 1989.

4.3.2 Chairman ofTransderm-Nitro Defense CIBA-GEIGY Corporation Pharmaceutical Division, Summit (NJ), USA, 1988 a 1989.

4.3.3 Executive Director,Cardiovasc Clinical Research, CIBA-GEIGY Corporation Pharmaceutical Division, Summit (NJ), USA, 1985-1988.

4.3.4 Director, Clinical Research Merck Sharp & Dohme Research Laboratories, West Point (PA), USA. 1982-1985.

4.4. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL NO BRASIL

4.4.1 Banco do Brasil, Teófilo Otoni, MG, Brasil, 1964 a 1966.
4.4.2 Cardiologista, PRO-Cardíaco Hospital, 1964 a 1966.
4.4.3 Cardiologista, Hospital São Lucas, Teófilo Otoni, MG, Brasil, 1974 a 1976.

Presencial
Cardiologista

O poder da vitamina D3 como coadjuvante na manutenção de...

Saber mais

Dr. Sebastjan Perko

Position: Biological Dentistry
Categories: Congresso Dentistry 2023

Abstract

Unveiling the Oral Systemic Axis: Exploring the Role of Microbiome and Osteoimmunology in Biological Dentistry

Biological Dentistry emerges as a burgeoning field acknowledging the intricate interplay between oral well-being and systemic health. This abstract delves into the indispensable role of the microbiome and osteoimmunology as pivotal elements influencing overall systemic health within the domain of dentistry. Within the oral cavity resides a myriad of diverse bacteria, viruses, and fungi, comprising a staggering 700 distinct species.

These microorganisms, together with their byproducts and inflammatory mediators, have the potential to traverse various pathways, including ingestion via saliva, thereby potentially exerting an impact on other bodily regions. Research studies have illuminated the significance of specific bacteria, such as Porphyromonas gingivalis and Aggregatibacter actinomycetemcomitans, not only in causing localized oral ailments but also in bearing systemic ramifications. Porphyromonas gingivalis has been associated with gut dysbiosis, as it manages to withstand the harshness of stomach acid and disrupts the equilibrium of the gut microbiome. Additionally, the gingipain secreted by this bacterium has been implicated in the progression of Alzheimer’s disease. Conversely, Aggregatibacter actinomycetemcomitans has been discovered to heighten the metastatic potential of pancreatic cancer.

Rather than directly causing destruction, the inflammatory response triggered by these bacteria contributes to the deterioration of tooth-supporting tissues and aggravates systemic inflammation. Osteoimmunology, the field that studies the interaction between the immune system and bone metabolism, offers valuable insights into the intricate relationship between inflammation and bone health. Previously viewed as relatively inert, bone is now recognized as a dynamic tissue undergoing constant remodeling. 

This process is governed by diverse factors, including RANKL (receptor activator of nuclear factor kappa B ligand) and OPG (osteoprotegerin), which regulate osteoclast activity. Bacterial lipopolysaccharides, such as those emanating from Porphyromonas gingivalis, have been demonstrated to enhance RANKL expression in osteoblasts, leading to bone loss in periodontal disease. Appreciating these complex connections between oral health, the microbiome, osteoimmunology, and systemic health is of paramount significance within the realm of biological dentistry. 

By acknowledging the influence of oral pathogens and inflammation on systemic well-being, a comprehensive approach can be embraced to foster both oral and overall health. In the pursuit of enhancing osseointegration and implant stability, a pilot study was conducted utilizing a unique Ion-Induction Therapy (IIT) protocol, along with IV-Ozone. Preliminary results showcased remarkable outcomes, with Osstell ISQ scores averaging 72 after 16 weeks post-op. This data presents a notable advantage over a comparable study by Vladimir Kokovic et al., which achieved an average ISQ value of 64 for the same type of implant. Notably, ISQ scores above 70 indicate high stability, 60- 69 signify medium stability, and scores below 60 denote low stability. 

This promising integration of IIT and IV-Ozone highlights the potential to elevate osseointegration, thereby underlining the practical impact of these interventions in the realm of biological dentistry. Further exploration through research endeavors and clinical investigations is warranted to advance our comprehension and devise effective strategies in biological dentistry, ultimately enhancing patient outcomes and systemic well-being.

CV Resumido

– DDS, PhD and CEO at Maha Integrative Medicine & Ustna Medicina
– Biological Dentistry
– Ljubljana, Ljubljana, Slovenia
Summary
Expert on biological dentistry and biological medicine. Experienced
in training and managing dental teams and private Product
Development clinics. Extensive knowledge on completely metal free
and digital dentistry. Developing “vegan” oral surgery. Aesthetic and
prosthetic skills are part of my qualifications.

Presencial
Biological Dentistry

Unveiling the Oral Systemic Axis: Exploring the Role of Microbiome...

Saber mais

Dra. Adriana Della Perin

Position: Endodontia e Odontopediatria
Categories: Congresso Dentistry 2023

Abstract

Suplementação Ortomolecular na Odontologia

O tema aborda a relação existente e hormônios na saúde oral e a importância de se suplementar nossos pacientes.

CV Resumido

– Graduação em Odontologia / UFSC-1996
– Especialista em Endodontia/ UFSC
– Especialista em Odontopediatria
– Mestre em Odontopediatria- SL Mandic
– Mestre em Biotecnologia de Ciências da Saúde- UNP
– Pós Graduação latu sensu em adequação nutricional, manutenção da homeostase, e prevenção e tratamento de doenças- Dr Lair Ribeiro
– Habilitação em Ozonioterapia, Laserterapia
– Odontologia miofuncional
– Ortomolecular
– Fitoterapias
– Terapeuta
–  Palestrante
– Membro de Associação de medicina de prática Ortomolecular

Online
Endodontia e Odontopediatria

Suplementação Ortomolecular na Odontologia

Saber mais

Dr. Javier Hidalgo Tallón

Position: Medicina y odontologia
Categories: Congresso Dentistry 2023

Abstract

Ozonoterapia en el tratamiento del dolor complejo

El dolor crónico se considera un problema sociosanitario de envergadura. La adherencia terapéutica, en los casos de dolor intenso está en torno al 50% y la satisfacción del paciente con los tratamientos no supera este porcentaje.

A pesar de los avances en investigación biomédica y farmacológica, el dolor crónico “inexplicable” sigue siendo un reto médico por su mal pronóstico, y por la necesidad de planificar un tratamiento multimodal en el que el ozono médico podría ser útil, siempre en modo complementario.

Se repasan los mecanismos fundamentales de la ozonoterapia que podrían justificar su utilidad en el tratamiento del dolor crónico.

Se concluye que la ozonoterapia, en medicina del dolor, es una técnica a tener en cuenta, ya que el conocimiento sobre sus mecanismos de acción es equiparable al de otras terapias más usuales. El nivel de evidencia es muy aceptable, habiendo que destacar su seguridad y buena tolerabilidad, claves para las intervenciones seriadas en pacientes frágiles o con dolor complejo y síndromes de sensibilización central.

CV Resumido

– Licenciado en medicina y odontologia (Universidad de Granada),

– Especialista en estomatología (Universidad Complutense de Madrid);

– Estancia postgraduada en implantología y Periodoncia en el New York College of Dentistry, en el departamento de Dolor Orofacial de la Universidad de Kentucky y en el Centro de Investigación en Ozonoterapia de La Habana;

– Máster en implantología, rehabilitación oral y biomateriales (Universidad París XV). Experto universitario en medicina antienvejecimiento (Universidad de Sevilla);

– Experto universitario en ecografía musculoesquelética (Universidad Internacional de La Rioja, experto universitario en anestesiología y terapéutica del dolor (Universidad CEU cardenal Herrera).

– Colaborador docente, en temas relacionados fundamentalmente con medicina del dolor, en las universidades de Granada, País Vasco, CEU San Pablo, Complutense de Madrid, Juan Carlos I, Alcalá de Henares, Miguel Hernández, Valencia, Sevilla, Cádiz y Paul Sabatier (Toulouse III).

– Investigador asociado del Instituto de Neurociencias de la Universidad de Granada y coautor de 25 artículos en revistas científicas. Codirector de dos tesis doctorales.

– Autor de 4 capítulos de libro.

– Presidente del XXIX congreso nacional de la sociedad española de disfunción craneomandibular y dolor orofacial.

– Presidente del VII congreso nacional de la sociedad española de ozonoterapia.

– Conferenciante en más de 100 ponencias en congresos de ámbito nacional e internacional.

– Director de dos unidades de dolor privadas (Clinalgia).

vMiembro, desde su fundación, del Grupo de Investigación en Cefaleas, Fibromialgia y Psicotropos de la Junta de Andalucia.

– Profesor responsable de prácticas clínicas en el Máster de Neurociencias y Dolor de la Universidad de Granada.

– Director de la Cátedra Empresa/Universidad de ozonoterapia y dolor crónico de la Universidad San Antonio de Murcia.

Presencial
Medicina y odontologia

Ozonoterapia en el tratamiento del dolor complejo

Saber mais

Dr. Olivier Chéron

Position: Implantodontic // Ceramic Implants
Categories: Congresso Dentistry 2023

Abstract

Evolution through ceramic thinking

CV Resumido

Dr. Olivier Chéron is a Implantodontic and Specialist in Ceramic Implants.

Secretary of EACim ( European Academy of Ceramic Implantology). 
Ambassador of EACim for Spain ( European Academy of Ceramic Implantology).
Member of the AFNOR.

Co-Director ItI Club Barcelona.

Co-founder Dental Clinic Equilibria.

International Speaker
Therapeutic approach based on biological dentistry since 2006.

Presencial
Implantodontic // Ceramic Implants

Evolution through ceramic thinking

Saber mais

PhD. Dr.ª Karem J Noris-Suárez

Position: Biochemistry
Categories: Congresso Dentistry 2023

Abstract

Senescencia, células madre mesenquimales y las tendencias actuales en estrategias antienvejecimiento

El siglo XXI presenta un importante paradigma para la humanidad, se incrementó la esperanza de vida de los seres humanos y así mismo aumentaron significativamente las enfermedades relacionadas con el
envejecimiento; explicadas de manera simplista, disminución de la proliferación y diferenciación celular con la acumulación de células senescentes (células envejecidas o células “zombie”). La senescencia
originalmente se pensaba que era un artefacto presente en las células en cultivo, sin embargo, hoy en día se sabe que corresponde a un intrincado mecanismo de defensa celular en respuesta al estrés, implicado
en un amplio espectro de procesos biológicos como la remodelación de tejidos, lesiones y cáncer. En general podemos entender este fenómeno como un estado celular altamente complejo y programado con
roles fisiológicos y patológicos diversos y, a veces, conflictivos a lo largo de la vida de un organismo. Por otra parte, en los últimos 25 años surge el uso de la terapia celular regenerativa con células madre mesenquimales, con resultados clínicos importantes, en la mejoría de la sintomatología y reversión de diversas patologías degenerativas. Por los resultados encontrados en el tratamiento de enfermedades como diabetes mellitus, enfermedades cardiovasculares y neurodegenerativas nos permitió entender, que
éstas patologías están estrechamente asociadas a la inflamación tisular no específica. En estudios recientes y buscando entender las bases y potenciales aplicaciones del secretoma de las células madre mesenquimales, se han encontrado evidencias de la relación entre el envejecimi ento inflamatorio
(inflammaging) y el producto de las secreciones de las células del estroma mesenquimatoso envejecidas o senescente en los diversos tejidos. En esta revisión nos hemos propuesto profundizar y entender los
conceptos celulares que están a la base del envejecimiento de las células madre mesenquimales, el secretoma inflamatorio de estas, pero sobre todo, entender como porqué la terapia celular con MSC exógenas funciona en el tratamiento de este envejecimiento inflamatorio y la combinación con otras
herramientas terapéuticas permiten revertir este fenotipo senescente, comprendiendo las estrategias actuales de las terapias antienvejecimiento desde una visión integrativa y de terapia celular.
Bibliografía
– Al-Azab, M., Safi, M., Idiiatullina, E., Al-Shaebi, F., & Zaky, M. Y. (2022). Aging of mesenchymalstem cell: machinery, markers, and strategies of fighting. Cellular & Molecular Biology Letters, 27(1),
1-40.
– Lyamina, S., Baranovskii, D., Kozhevnikova, E., Ivanova, T., Kalish, S., Sadekov, T., … & Govorun, V. (2023). Mesenchymal Stromal Cells as a Driver of Inflammaging. International Journal of Molecular Sciences, 24(7), 6372.
– Paramos-de-Carvalho, D., Jacinto, A., & Saúde, L. (2021). The right time for senescence. Elife, 10,
e72449

CV RESUMIDO

PhD in Research in Biochemistry (Trieste, Italy), Bioanalyst, Central University of Venezuela. Retired Professor Simón Bolívar University, Caracas Venezuela. She is currently founder and CEO of INGECELL, International Consultant in Advanced Therapies in Regenerative Medicine

Presencial
Biochemistry

Senescencia, células madre mesenquimales y las tendencias actuales en estrategias...

Saber mais

Dr. João Antonino Dias Gomes

Position: Médico dentista
Categories: Congresso Dentistry 2023

Abstract

Dentina como biomaterial na regeneração óssea

CV Resumido

➢ CEO e Diretor Clínico da Esthetic Smile Melgaço Portugal

➢ Membro do International Scientific Committee of Ozone Therapy ISCO3

➢ Especialista em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial – FMUP

➢ Curso Internacional em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial Portugal/BrasilFacsete/Ciodonto

➢ Pós-Graduado em Ozonoterapia: Intervenção Clínica – ERISA

➢ Frequentou os módulos Ozone Master Class Brasil -OzoneIntegrale

➢ Experiência Clínica em Cursos Variados nas Áreas de Próteses, Cirurgia Guiada, Ortodontia 3D, Hipnose, incorporando também tratamentos Bio Reguladores, Ozonoterapia, Oligoscan, Dentina como Biomaterial

➢ Começou a usar o OZONO em sua prática privada em 2013

➢ Membro da –Sociedade Portuguesa de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial SPDOF

➢ Orador e membro da –Sociedade Portuguesa de Ozonoterapia-SPOZ

➢ Membro da –Sociedade Espanhola de Ozonoterapia –SEOT

➢ Membro da –Sociedade Espanhola de Profissionais Medicos em Ozonoterapia – AEPROMO

➢ Membro da – Associação Brasileira de Ozonioterapia –ABOZ

➢ Formado no curso 6º Diplomado da AEPROMO Ozonoterapia y Factores de Crecimento inducidos com Ozono

➢ Apresentou a proposta da Competência da Ozonoterapia na Medicina Dentaria Conferencista no 28º Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas: ANTEVISÃO OZONOTERAPIA EM MEDICINA DENTÁRIA

➢ Frequentou o curso pela OrisEducare “Diagnostico e tratamento da Roncopatia e Apneia do Sono: passo a passo “

➢ Consultor Científico Internacional Sistema IUXTA Implante sub-periosteo–BTK

➢ Frequentou o Curso Avançado de Implantes Dentários de Zirconia Patent

➢ Docente da Pós-Graduação de Ozonoterapia: Intervenção Terapêutica e Bioxidativa ISLA- Instituto de Gestão e Administração de Santarém ano letivo 2021/22

➢ Docente do Curso de Pós-Graduação Ozonoterapia Médica Lusófona Ano letivo 2022/23

➢ Coordenador e Palestrante no 6 th Congresso Internacional de Medicina Dentária e Saúde Integral SBOSI 24 a 26 de Março 2023

Online
Médico dentista

Dentina como biomaterial na regeneração óssea

Saber mais

Dr. Carlos Nogales

Position: Odontologia
Categories: Congresso Dentistry 2023

Abstract

A Endodontia sob o olhar da Saúde Integral

CV Resumido

– Odontológo – Universidade de Mogi das Cruzes

– Especialista, Mestre e Doutor em Endodontia – Universidade de São Paulo

– Co-participação no processo de regulamentação da ozonioterapia na odontologia Brasileira

– Presidente da Câmara Técnica de Ozonioterapia – Conselho Regional de Odontologia de São Paulo

– Coordenador do Curso de Habilitação em Ozonioterapia – FAPES

– 20 anos de experiência com a Ozonioterapia

Online
Odontologia

A Endodontia sob o olhar da Saúde Integral

Saber mais

Dra. Sofia Karapataki

Position: Dentistry
Categories: Congresso Dentistry 2023

Abstract

Implantes Cerâmicos

Short CV

Dentistry from the School of Dentistry at the National and Kapodistrian University of Athens and received her specialty degree in Periodontics & Implantology at the Institute for Postgraduate Dental Education of Jönköping University in Sweden. 

She completed a postgraduate program for which she received an MSc at the University of Gothenburg in Sweden focused on periodontology including oral surgery, radiology, temporomandibular joint physiology, implantology, perio-prosthetics and general pathology.

Dr. Karapataki maintains her private practice in Athens, Greece, and for the last 20 years has dedicated her treatment protocols in the optimization of healthy, biologically sound treatment outcomes using her specialty training in periodontics, implantology and metal free dentistry

Besides being extensively published as well as lecturing internationally on the topics related to peri-implantitis, metal free dentistry, and material intolerance with the immune system, she is a founding member of Leading Ladies in Dentistry.

In collaboration with the University of Graz, Austria, Dr Karapataki is preparing a landmark paper of a retrospective study on her long term results with tissue health around Patent™ zirconia implants. She has amassed data on over 90 implants with 5-12 years of follow-up.

Presencial
Dentistry

Implantes Cerâmicos

Saber mais

Dr. Fernando Duarte

Position: Médico dentário
Categories: Congresso Dentistry 2023

Abstract

Laser in Oral Surgery and Implantology – Protocols and Innovations

Alveolar bone and soft tissue remodeling are a normal physiological response
following tooth extraction. The resorption process varies amongst patients and tooth anatomic position and may be affected by several factors such as the presence of infection, previous periodontal disease, the extent of a traumatic injury and the number or the thickness of the bony socket walls. An equilibrium is reached approximately 3 to 4 months post-extraction. The clinical consequences of post-extraction remodeling may affect the outcome of the ensuing therapies aimed at restoring the lost dentition, either by limiting the bone availability for ideal implant placement or by compromising the aesthetic result of the prosthetic restorations. Therefore, effective methods of reducing bone loss, accelerating bone healing, and increasing predictability are actively sought.

Most studies focus on drugs or surgical techniques although other modalities affecting the healing process have been investigated; among which is the use of laser therapy.

The laser wavelength and parameters used are of crucial importance; Nd:YAG
laser (1064nm) has been found to improve healing after extraction in patients with high risk of osteonecrosis. The Er:YAG laser (2940nm) for degranulation has been studied in periodontal and peri-implant treatments. It seems to promote re-osseointegration on contaminated implant surfaces, and improve haemostasis and disinfection.

The Er:YAG laser may be safely used in hard and soft tissues due to its high
absorption in water, resulting in efficient ablation with minimal thermal effect. This feature of the Er:YAG laser also allows very fine control of ablation depth, which makes it highly suitable for fast and safe de-epithelialization of the extraction socket and the surrounding gingiva. This de-epithelialization prevents ingrowth of epithelium into the socket and at the same time, produces an ablated rough surface, which may enhance retention of the
blood clot.

Laser irradiation of bleeding sockets may facilitate immediate clot formation and hemostasis. Different types of lasers have been used successfully in coagulation to prevent the loss of blood clot from extraction sockets in animal studies, resulting in improved alveolar bone preservation. The Bactericidal effect of laser therapy is considered advantageous for postoperative wound healing once lasers are able to create an intra-operative disinfected field that reduces the risk of infection. In addition, Nd:YAG laser exhibits selective absorption in pigments, that may be particularly relevant for extractions performed due to periodontal disease. Moreover, lasers can ablate or inactivate toxic substances, such as bacterial endotoxins (lipopolysaccharide), which may positively influence wound healing of the treated site.

Photobiomodulation (PBM) in post extraction healing is well documented;
accumulated animal and clinical studies reported that PBM laser therapy induced higher concentration of osteogenesis markers and higher bone density.

Presencial
Médico dentário

Laser in Oral Surgery and Implantology – Protocols and Innovations

Saber mais

Dra. Adriana Schwartz

Position: Ginecologia-Obstetricia
Categories: Congresso Dentistry 2023

Abstract

Solução Salina Ozonizada: Presente e Futuro da Ozonoterapia aplicada em Odontología

A ozonioterapia é uma tecnologia que vem sendo utilizada atualmente no tratamento de uma ampla variedade de doenças, com crescente difusão na área médica.

Uma das técnicas mais utilizadas para transferir ozônio a um paciente consiste em borbulhar ozônio em baixas concentrações em solução salina e injetá-lo no paciente por kg de peso, o que faz da terapia muito mais segura e eficaz. Se tem desenhado um dispositivo de vidro fechado, que induz a formação de microbolhas, o que garante maior transferência de gás para a solução. Ao mesmo tempo, a microbolha mantém a concentração de ozônio por muito mais tempo na solução e pode ser utilizada em odontologia sem o grande risco de aspiração acidental do gás ozônio pela boca com múltiplas outras vantagens.

CV Resumido

– Médico Cirujano Esp. en Ginecologia-Obstetricia. Universidad Moscú. 1980.

– Título Experto en Ozonoterapia y Concentrados de Factores de Crecimiento Inducidos con Ozono (Universidad Rey Juan Carlos de Madrid.

– Certificación en Medicina Regenerativa (ISSCA, Miami-EE.UU.): recolección, procesamiento y aplicación de células madre.

– Experto intervencionista en ultrasonido en infiltraciones musculo-esqueléticas. Centro de alto rendimiento de Barcelona;

– Máster en anestesia y analgesia regional guiada por ecografía y fluoroscopia (Universidad de Salamanca. España.). Máster en manejo del Dolor. (Universidad De Salamanca, España.)

– Directora de la Unidad de Manejo del Dolor de Clínica Fiorela. Centro de Manejo de Dolor en España y Honduras.

– Directora del Diplomado Internacional de Ozonoterapia y Concentrados de Factores de Crecimiento actualmente en su 10a edición.

– Directora y Editora de la revista científica Ozone-Therapy Global Journal. ISSN: 2659-8647 indexada en LATINDEX, DIALNET y DULCINEA. Revisión por pares.

– Autora de numerosos artículos científicos y libros. El libro más reciente (2017) Manual de Ozonoterapia Clínica. ISBN 978-84-617-9394-5

– Presidenta de la Asociación Científica Española de Profesionales Médicos en Ozonoterapia, Aepromo.

– Presidenta del Comité Científico Internacional de Ozonoterapia, ISCO3.

Online
Ginecologia-Obstetricia

Solução Salina Ozonizada: Presente e Futuro da Ozonoterapia aplicada em...

Saber mais

Dra. Ana Paz

Position: Médica Dentista Biológica
Categories: Congresso Dentistry 2023

Abstract

A importância da biópsia líquida – Exames complementares que podem mudar o modus operendi do diagnóstico e tratamento do cancro, auxiliar no diagnóstico precoce e evitar recidivas.

O processo de desintoxicação dentária, que entendemos como a eliminação de inflamação oral, seja de quistos, cavitações, ou até mesmo inflamação gengival, é de uma importância extrema, não apenas na terapêutica e prevenção do cancro, mas também na manutenção da saúde como um todo. Normalmente o médico vê um corpo sem boca, enquanto a grande parte dos médicos dentistas vê uma boca sem corpo.

Na realidade, ambos se esquecem, ou muitas vezes desconhecem, que essa ligação é capaz de fazer toda a diferença no momento do diagnostico e durante o tratamento. 

O exame da super-expressão da citoquina inflamatória presente nos maxilares (CCL5) permite-nos saber se a existência de inflamação oral está a afetar o nosso organismo sistemicamente e que a sua super-expressão pode levar ao aparecimento de cancro. No entanto, nos últimos anos, foram desenvolvidos testes personalizados que se baseiam em métodos genéticos e também em detetar, quantificar e localizar as células tumorais, bem como analisar quais são as substâncias eficazes contra as células cancerígenas a partir de uma simples colheita de sangue: a biópsia líquida.

CV Resumido

Ana Paz, DDS, MS  licenciada e mestrada em Medicina Dentária pela Universidade de Lisboa, Portugal. A Dra. Ana Paz sempre teve em mente conciliar a atividade clínica e a investigação científica. Enquanto estava na universidade, pertencia ao grupo de investigação de Biologia Celular.

Em 2018 a Dra. Ana terminou a Pós-Graduação em Clínica Integrada Avançada na Universidade de Lisboa e uma Pós-Graduação em Medicina Legal no Centro de Estudos Criminais de Madrid, Espanha. 

Em 2019 iniciou a sua investigação em células estaminais e fatores de crescimento em combinação com fotobiomodelação no Hospital Goethe University em Frankfurt no departamento de Cirurgia Plástica e Maxilo facial.

Nesse mesmo ano, além da residência clínica no hospital em Alemanha, a Dra Ana fez uma Pos-Graduação em Medicina Biológica e Implantes cerâmicos na Suíça.

Em 2020 a Dra Ana fez um curso sobre a aplicação de células estaminas da crista ilíaca, tecido adiposo, células mesenquimais do cordão umbilical e exossomas com o Stem Cells Group dos Estados Unidos. Atualmente colabora com o Prof Rajen Naidoo da Harvard University.

Atualmente, a Dra. Ana é responsável pelo departamento de medicina regenerativa e biológica na  White Clinic, uma clínica que pratica medicina e medicina dentária avançada com a utilização de altas tecnologias sediada em Lisboa, que conta com uma equipa multidisciplinar. Além da sua atividade clínica como cirurgiã oral, também dirige o departamento de investigação e desenvolvimento científico, onde publica artigos em revistas e jornais nacionais e internacionais. A Dra Ana é também co-autora de 2 livros da Quintessence International sobre PRF em Medicina Dentária e em Estética Facial.

Além da cirurgia e medicina dentária biológica, uma das grandes paixões da Dra Ana Paz é a medicina regenerativa e a estética facial com a aplicação de PRF (Fibrina Rica em Plaquetas), técnica com a qual combina terapias como fotobiomodulação e ozonoterapia, tendo criado seu protocolo único: Protocolo Paz.

Além da sua atividade clínica e científica, a Dra Ana da formação nos Estados Unidos juntamente com outros médicos internacionais, onde apresenta os resultados do seu Protocolo em Estética Facial (Paz Protocol – https://pazprotocol.com/en/).

Presencial
Médica Dentista Biológica

A importância da biópsia líquida

Saber mais

Dra. Andrea Padre

Position: Odontologia // Imunologia // Homeopatia
Categories: Congresso Dentistry 2023

Abstract

Uma Terapêutica do Presente e Futuro da Odontologia

CV Resumido

– Graduada em Odontologia;

– Mestra em Imunologia;

– Especialista em Homeopatia pela Sociedade Médica Homeopatica da Bahia – SMHB;

– Professora do I curso de Extensão Noções Básicas de Odontologia Integrativa da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia;

– Professora do projeto de Extensão Tópicos em Práticas Integrativas e Complementares da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia;

– Professora convidada da disciplina Racionalidades em Saúde, Sistemas Médicos e Práticas Alternativas – BI em Saúde da Universidade Federal da Bahia;

– Professora convidada da disciplina Homeopatia e Práticas Integrativas do Curso de Medicina da Universidade do estado da Bahia (UNEB);

– Diretora Científica da Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas Homeopatas;

– Idealizadora e Coordenadora do Movimento Novembro Verde – Trate-se com Homeopatia;

– Instrutora do Curso Tópicos em Práticas Integrativas da Universidade Federal da Bahia;

– Presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas Homeopatas (ABCDH) (2017/2018) – (2018/2019) – (2019/2020);

– Idealizadora e Coordenadora do Movimento;

– Aramaterapeuta , Reikiana, Consteladora atua na área de Odontologia integrativa há mais de 18 anos;

– CEO da Clínica Andrea Padre Saúde Integral desde 2014.

Online
Odontologia // Imunologia // Homeopatia

Uma Terapêutica do Presente e Futuro da Odontologia

Saber mais

Dra. Alexandra Vasconcelos

Position: Pharmacist and Naturopath
Categories: Congresso Dentistry 2023

Abstract

Correlation between the EBV (Epstein Barr virus) and systemic and oral cavity diseases

Epstein–Barr virus (EBV) is an oncogenic human herpesvirus infecting approximately 90% of the world’s population. There is a strong association between the Epstein-Barr virus with numerous systemic diseases and oral cavity diseases.

The oral cavity serves a central role in the life cycle, transmission, and pathogenesis of EBV and its presence is common in tissues of the oral cavity

Its detection and control is crucial in the prevention of systemic diseases and those of the oral cavity itself.

CV Resumido

– Pharmacist and Naturopath

– Master in Integrative and Humanistic Medicine – Instituto Linneo, Madrid and Universidade Atlântica, Lisbon

– Post-Graduation in Oncological Nutrition – Universidade Católica Portuguesa, Lisbon

– Clinical Practice and Graduated in Bioresonance and Bioregulatory Medicine.

– Member and trainer of Associación Española de Microimunoterapia (AEMI)

– Lecturer and trainer at several congresses and specialization courses in the field of Nutrition, Supplementation, Healthy Aging and Disease Prevention.

– Author of Scientific work, books and courses

Online
Pharmacist and Naturopath

Correlation between the EBV (Epstein Barr virus) and systemic and...

Saber mais

Dra. Gabriela Videira

Position: Medicina dentária
Categories: Congresso Dentistry 2023

Abstract

Adult sleep apnea : a hidden burden and the important role of dentist

CV Resumido

– Licenciada em Medicina Dentária pelo ISCS – SUL em 1999, Portugal

– Especialista em Periodontologia pela Ordem dos Médicos Dentistas
– Pós-graduada em Disfunção TemporoMandibular e Dor Orofacial, Faculdade de Sete Lagoas

– Docente convidada na Pós-graduação Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial, F. Sete Lagoas

– Docente do Mestrado em Sono da Universidade do País Basco – Espanha

– Mastery Course da Academia Americana de Medicina Dentária do Sono

– Coordenadora Clínica da Medicina Dentária das Unidades do Sul – Luz Saúde

– Cofundadora da SPDOF e coordenadora da Secção do Sono da SPDOF

Presencial
Medicina dentária

Adult sleep apnea : a hidden burden and the important...

Saber mais

Prof. Dra. Paula Vaz

Position: Dental Medicine
Categories: Congresso Dentistry 2023

Abstract

Genetics and Innovation on Dental Implants

Genetics could be apllied in several different fields of Dentistry, namely Oral Rehabilitation, Periodontology, Orthodontics, Prenatal Diagnosis. But the main focus for the next years would be in Orofacial Rehabilitation, in Dental Implants, Biomaterials, Oral rehabilitation materials and Medical devices in general.

Implant-supported or implant-retained treatments provide predictable
results with improved stability, retention, aesthetic and patient satisfaction. However, understanding the mechanisms of failure of osseointegrated oral implants is essential to treat or to prevent this occurrence. Peri-implantitis is an inflammatory response with a loss of bone support of the implant. Pathogenic bacteria and other factors like biomechanical overload, history of periodontitis, smoking habit, alcohol consumption, and genetic factors have been suggested in the pathogenesis of peri-implantitis. Some research studies analysed the role of some genes and their variants (polymorphisms) in host responses in peri-implantitis and its progression but few have evaluated the time of implant loss. The understanding of the osseointegrated implant failure as a multifactorial process and the clinical observation of repetitive unsuccessful dental implants in certain individuals raise interesting questions related to host susceptibility to failed dental implant.

Moreover, the implant composition, the implant surface and design,
abutment connection and also the material of the fixed restoration in
dental implants and natural tooth may also be in the basis of the success
or failure of the oral rehabilitation.

The Research and Industry should walk together in order to solve
complications with dental implants Rehabilitations and promote
innovation and development with targets to serve the community of
Investigators, Industry and the patients.

The information of the clinical practice and science are the power of the SUCCESS!

CV Resumido

– Dds 1998 – Faculty of Dental Medicine, University of Porto

– Phd 2010 – Faculty of Dental Medicine, University of Porto

– Aggregation 2018 – Faculty of Dental Medicine, University of Porto

– Auxiliar Professor – Faculty of Dental Medicine, University of Porto

– Researcher INEGI – LAETA, Porto University

– Dr Paula Vaz has her expertise in evaluation and passion in improving the health and wellbeing, focused on Dental Implant Complications and Orofacial Rehabilitation. Her open and contextual evaluation model based on responsive constructivists creates new pathways for improving healthcare. She has built this model after years of experience in research, evaluation, teaching and Clinical Practice. Both in Clinic Practice (Clinica Paula Vaz, Prevage by Paula Vaz) Industry, Research and education institutions (FMDUP, LAETA, Porto University) allow to solve complications with Oral Rehabilitation (Carevage) with Dental Implants based on Science and Innovation

Presencial
Dental Medicine

Genetics and Innovation on Dental Implants

Saber mais

Dr. Charles Cuprill

Position: Dental Medicine
Categories: Congresso Dentistry 2023

Abstract

SMART (Safe Mercury Amalgam Removal Technique): How to protect ourselves, our Team, and our patients best during Mercury removal

CV Resumido

Work Experience: 

Feb 2011-Present Orlando Holistic Dental Studio

8257 Narcoossee Park Dr. #524 Orlando, Fl 32832

Owner/Dentist of Private Green & Biological/Holistic Dental Practice

Full Time Biologic/Holistic Dentist in busy private practice.

July 2006 – Oct2011 Dental Care Alliance –Rockledge Dental & Advanced Dental Wellness Rockledge, Florida & Maitland, Fl

Full Time General Dentist/Oral Implantologist in a busy FFS and PPO practices for a Dental Service Organization

July 2004 – June 2006 Brookdale University Hospital & Medical Center, Brooklyn, New York

Fellow, Oral Implantology & Biomaterials

Fellowship consisting of Surgical and Prosthetic phases of Oral

Implantology.  Surgical services consisting of Implant placement,

Bone grafting (Onlay & Socket Grafting), Sinus lifts (Sommers & Caldwell Luc), and Gingival Grafting.  Prosthetics including Single  “            Implant/Quadrant restoration, Esthetic Zone, and Comprehensive              Implant Oral Rehabilitation.

Sept 2005 – June 2006 Ave. D Dental Professionals, Inc. Brooklyn, New York

Part Time General Dentist in a busy insurance based practice.

July 2004 – June 2005 Brookdale University Hospital & Medical Center

Brooklyn, New York

Chief Resident for the Dept. of Dental & Oral Surgery at a Level One

Trauma Center.  Overseeing the duties and responsibilities of 14

General Practice and Pediatric Dentistry Residents.  Coordinating

On Call and specific treatment schedules, including sedations, rotations,

and Oral Surgery coverage.  Liaison between residents & attending

dentists & physicians.  Primary second call for on call residents.

Concurrent role as Junior Implantology & Biomaterials Fellow.

July 2003 – June 2004 Brookdale University Hospital & Medical Center

Brooklyn, New York

General Practice Resident at a Level One Trauma Center, consisting of

general dental & oral surgery. Dental services including Crown & Bridge,              Removable Prosthetic, Impactions, Rotary Endo, & Periodontal Surgery.

Oral surgery/Trauma coverage when On Call.

Jan. 2001 – Dec. 2002 Monserrate Dental Clinic

Carolina, Puerto Rico

Expanded Functions Dental Assistant

Education:

Mar. 2023 – July 2023 Instituto de Terapia Neural y Medicina Reguladora

Barcelona, Cataluña, España

Basic Course in Neural Therapy

Nov. 2018 – July 2021 American College of Integrative Medicine and Dentistry

Saddlebrook, New Jersey

Intergrative Biological Dental Medicine (IBDM) program that resulted

in Board Certification as a Naturpathic Dentist by the American

Naturopathic Medical Association that concluded with the obtaining

of my NMD (Naturopathic Medical Doctor).

July 2005 – June 2006 Brookdale University Hospital & Medical Center

Brooklyn, New York

Fellowship in Oral Implantology & Biomaterials

July 2003 – June 2005 Brookdale University Hospital & Medical Center

Brooklyn, New York

General Practice Residency (2 yrs.)

Chief Resident and Junior Implantology & Biomaterials Fellow (July 2004-June 2005)

Aug. 1999 – June 2003 University of Puerto Rico

School of Dental Medicine

San Juan, Puerto Rico

Doctoris Medicinae Dentariae (D.M.D.)

Licensure:

-Florida Dental License #DN17417

-New York State Dental License #052248-1

-Puerto Rico Dental License #2676

Training & Certifications:

-Implant and Biomaterials Fellowship

-Intergrative Biological Dental Medicine

-SMART Certified by the IAOMT

-Fellow IAOMT

-Fellow IABDM

-Associate Fellow AAID

-Fellow ICOI

-PRF (both Chockroun and BioPRF)

-Zirconia Implants (Zeramex and SDS)

-Dental Ozone

-InvisiAlign Certified – Certification I

-Impactions

-Periodontal Surgery

-Surgical intervention NICO/FDOJ

-BLS

-ACLS

Professional Associations:

-International Academy of Oral Medicine and Toxicology (Fellow & SMART Certified)

-International Academy of Biological Dentistry and Medicine (Fellow)

-American College of Intergrative Medicine and Dentistry

-American Naturopathic Medical Association

-Holistic Dental Association

-American Association of Mercury-Safe Dentists

-DAMS

-Eco Dentistry Association (GreenDOC Gold Certified)

-American Academy of Implant Dentistry (Associate Fellow)

-International Congress of Oral Implantologists (Fellow)

Online
Dental Medicine

SMART (Safe Mercury Amalgam Removal Technique): How to protect ourselves,...

Saber mais

Dra. Mónica Piña

Position: Odontalgia
Categories: Congresso Dentistry 2023

Abstract

Identificação De Campos Interferentes Com CBCT

Imagens tridimensionais permitem que dentistas holísticos coletem informações diagnósticas necessárias e valiosas que são usadas para fazer diagnósticos e planejar cirurgias odontológicas.

A mandíbula humana apresenta uma morfologia única devido à sua conexão com os dentes, que são iniciadas pelo crescimento epitelial que pode formar detritos e é crucial para a persistência óssea adequada.

A osteonecrose degenerativa gordurosa que leva à inflamação pode ocorrer dentro deste osso e pode persistir, com ou sem sintomas. Surpreendentemente, o diagnóstico e o tratamento desta condição permanecem controversos. Nesta revisão de literatura a história desta condição foi redesenhada.

Métodos: Pesquisas bibliográficas foram realizadas utilizando PubMed, Web of Science, Scopus e Cochrane Library para revisar todas as modalidades de diagnóstico por imagem para FDOJ.

Conclusões: A radiografia não é a ferramenta de imagem mais confiável e, portanto, deve ser apoiada pela TCFC. Com esta ferramenta identificamos campos interferentes na mandíbula, bem como lesões associadas à FDOJ, em áreas edêntulas, e osteonecrose, diagnosticando cavitações, reconhecendo-as como causais em doenças crônicas locais e sistêmicas.

As doenças inflamatórias não devem ser subestimadas ou negligenciadas. Não melhore isso ou uma infecção oculta insidiosa apenas encorajará consequências prejudiciais para a saúde do paciente

CV Resumido

Tradit3D – Telediagnóstico en Radiología Oral y Maxilofacial. Lima, Perú Odontología, Universidad del Zulia. Maracaibo, Estado Zulia, Venezuela. Doctora en Ciencias Odontológicas (Universidad del Zulia, Venezuela) Master en Odontalgia digital , Universidade Sao Leopoldo Mandic, Brasil.

Online
Odontalgia

Identificação De Campos Interferentes Com CBCT

Saber mais

consulte o programa

1ST INTERNATIONAL CONGRESS OF INTEGRATIVE DENTISTRY

ORADORTEMA+INFO
8h00-9h00Registo e Secretariado
9h00Dra. Anabela Peres de Sousa, Dra. Joana Vasconcelos e Cruz, Dr. Antonino GomesSessão de abertura
9h30Dr. Johann LechnerChronic inflammation in Jawbone and systemic diseases+
10h15Dr. Mário SimõesHipnose na medicina dentária
11h15Dra. Ivana Wildner Reorganização neurofuncional através de bio-ativadores : Como instaurar um equilibrio sistemico global a partir da boca?
12h00- Dra. Catarina Araújo (Vereadora da Câmara Municipal do Porto)
- Dr. Rui Rio (Presidente da Câmara Municipal do Porto de 2002 a 2013, Economista e Político do Partido Social Democrata). - Dr. Orlando Monteiro da Silva (Ex-bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas) ; Eng.ª Lídia Santiago (Vice-presidente da Ordem dos Engenheiros; Dra.Manuela (Vereadora da Câmara de Matosinhos); Prof. Dr. Lair Ribeiro (PT)
SESSÃO SOLENE
12h30-13h30Pausa para o almoço e visita a stands
14h00Dr. Javier Hidalgo TallónOzonoterpia en el tratamiento del dolor complejo
14h30Dr. Augusto Cézar TralliBiocibernetica bucal - A boca e a postura humana+
15h00Dr. Sebastjan Perko, Phd.Unveiling the Oral Systemic Axis: exploring the role of microbime and osteoimmunology in Biological Dentistry+
15h30Dra. Gabriela VideiraAdult sleep apnea: a hidden burden and the important role of dentist+
16h00Visita aos expositores
17h00Dr. Andre Mariz de AlmeidaThe Impact of Bruxism on Quality of Life: The Full 360 perspective+
17h30Dra. Ana Carolina TralliTerapia Neural e os possiveis campos interferentes orais+
18h00Dra. Sofia KarapatakiImplantes Cerâmicos
18h30Dra. Ana PazA importancia da biopsia liquida+
19h00Encerramento
20h00Inscription obligatoryCongress Social Dinner

ORADORTEMA+INFO
8h00Registo e Secretariado
8h30Abertura
9h00Dra. Magda SiqueiraOzonoterapia e suas aplicações clinicas na rotina do Médico Dentista+
10h00Dr. Lair RibeiroO poder da vitamina D3 como coadjuvante na manuntenção de saúde+
11h00-12h00Dr. John Augspurger (USA)Biological Dentistry — The Tipping Point in Human Health+
12h30-13h30Pausa para almoço e visita a stands
14h00Dr. Fernando DuarteLaser in oral surgery and implantology-Protocols and innovations+
15h00Dra. Paula VazGenetics and innovation on dental implants+
15h30Dr. Godofredo Pignataro NetoBiophysical assesments as feedback for maintaining wellness and integral health+
16h00Pausa para café e visita aos stands
17h00Dr. Olivier ChéronEvolution through ceramic thinking+
17h30Dr. Hugo TsouAcupuntura em medicina Dentária+
18h00Dra. Karem J Noris-SuárezMedicina Regenerativa em Odontologia+
18h30Dr. Daniel BeilinDetection of Disturbance Fields originating from the dental Region by Regulation Thermometry+
19h00Encerramento

  • * Programa em atualização

presencial
estudante

80€


presencial
sócios *

105€

25% de desconto

presencial
não sócios

140€


*Preço promocional para sócios SPMI, ESIM e todas as Sociedades Médicas parceiras.